O poder do reinvestimento
Pílula de ETF | Entenda por que reinvestir dividendos pode fazer toda a diferença na construção de patrimônio de longo prazo — e como escolher a estratégia certa para o seu objetivo
Por Caique Cardoso
As vezes o óbvio precisa ser dito: Investimentos mudam de acordo com o objetivo de cada investidor.
É importante dizer, porque não é incomum investidores, em fase de acumulação, buscar investimentos que paguem cupons, dividendos ou outro tipo de provento. Não tem nada de errado nessa classe de investimentos que oferecem a possibilidade de uma renda passiva. Muito pelo contrário, existem ótimas alternativas que ajudam o investidor a complementar a renda, caso esse seja o objetivo.
Sendo o objetivo construção de patrimônio, é importante buscar alternativas que acumulem e não distribuam. O DIVO11 por exemplo, investe em empresas boas pagadoras de dividendos e reinveste todos os proventos que essas empresas pagam. A diferença caso o investidor não reinvista esses proventos pode chegar a 9% ao ano, conforme gráfico abaixo.
Performance do IDIV com e sem reinvestimento dos proventos:

Investir em boas pagadoras de dividendos tem sido uma estratégia com performance consistente, menores quedas e menor risco. Simulei um portfólio com 100% de DIVO11 no simulador de portfólios da Itaú Asset e os resultados impressionam:
(1) Performance: acima do CDI e Ibovespa em diferentes períodos:

(2) Drawdown: Mesmo sendo uma carteira de ações o DIVO11 teve menor impacto nas quedas das bolsas quando comparado ao ibovespa.

(3) Volatilidade: historicamente menor risco que o Ibovespa

(4) Consistência: Performance melhor na maior parte das janelas móveis e assimetria positiva, com quedas menos intensas.

É importante ressaltar, que se o investidor busca opções de complementar sua renda com investimentos, o reinvestimento realmente não faz sentido. Nesse caso, estratégias que cresçam o capital e ainda auxilie na renda mensal são bem-vindas, como o caso do DIVD11.
Para investir, procure os ETFs na sua Corretora. Para mais informações, acesse www.itnow.com.br
Se inscreva em nossa newsletter: https://meu.itau/cadastroasset