Pílula de ETFs: Never bet against IMA-B5

IMA-B5: O índice que supera o CDI com baixa volatilidade e grande consistência

Por Valdivio Sousa Netto

5 minutos de leitura

Se o Warren Buffet já escreveu “Never bet against America”, no Brasil pode-se falar “Never bet against IMA-B5”

O IMA-B5 é um índice que reflete uma carteira de títulos do Tesouro IPCA+ com vencimento em até 5 anos e muitas vezes é associado como o verdadeiro "GOAT" (Greatest of All Time) dos investimentos brasileiros.

Mas o que faz esse índice ser tão especial? Vamos aos números: Nos últimos 20 anos, o IMA-B5 acumulou um impressionante retorno de 905,05%, superando de longe os 638,31% do CDI. Isso se traduz em um retorno anualizado de 12,23% a.a. contra 10,51% a.a. do CDI.

Performance IMA-B5 - últimos 20 anos

Fonte: Itaú Asset & Bloomberg. Dados até setembro de 2024

Mas o diferencial do IMA-B5 vai além da rentabilidade. O que realmente o destaca é a sua CONSISTÊNCIA.

Ao analisar os retornos mensais do índice ao longo dos últimos 20 anos (tabela abaixo), é notável o baixo número de meses negativos, bem como médias mensais atrativas.

Tabela mensal de retorno do IMA-B5 nos últimos 20 anos

Fonte: Bloomberg. Dados até setembro de 2024

Além do baixo número de meses negativos, sendo difícil anos em que tenha mais de 1 retorno negativo, o que também chama nossa atenção é a assimetria favorável ao investidor. O pior mês de toda a série histórica teve desempenho de -1,76%, enquanto no melhor mês o retorno foi de 4,38%.

Ou seja, além de superar o CDI, o IMA-B5 faz isso com baixa volatilidade, o que o torna uma escolha possível para investidores mais conservadores. E para os mais arrojados? É um componente valioso para diversificação de portfólio.

Para investir no IMA-B5 através de qualquer corretora, o ETF B5P211 está disponível, tendo inclusive vantagens tributárias: alíquota de 15% de IR independente do prazo, ausência de IOF, reinvestimento dos cupons isento de imposto, além de recolhimento de imposto na fonte.

Para conhecer mais sobre os ETFs da Itaú Asset, clique aqui. Para investir, busque a sua Corretora.