Itaú Blog

Pílula de ETF: 4 ensinamentos do “How Winning Traders Win”

Pensando no próximo ano, que tal algumas lições e uma ótima leitura de como traders vencedores ganham?

Alexandre Frade

• 4 minutos de leitura

Em 2012, Jack D. Schwager escreveu o livro “Hedge Fund Market Wizards – How Winning Traders Win” (Magos do Mercado: como traders vencedores ganham). Leitura leve e interessante, que dedica um capítulo para cada renomado gestor de Hedge Fund, seus estilos e estratégias de investimento, explicando suas visões sobre como explorar oportunidades de trades e capturar retornos.

A leitura, além de recomendada, traz conclusões muito úteis quando começamos a pensar em 2024 e construção de portfolios e políticas de investimento.

Selecionamos 4 ensinamentos explorados pelo livro:

  1. Dimensionamento de posição: Se uma posição for grande demais, traders tenderão a zerar posições que ainda fazem sentido em correções corriqueiras de mercado porque o medo acabará dominando o processo de decisão. Construa posições menores, que permitam que a racionalidade domine as suas reações.
  2. Adaptabilidade: Os mercados mudam e estratégias que funcionaram por alguns períodos podem eventualmente perder a eficácia. Estratégias de arbitragem em especial, tendem a ter ciclos cada vez mais curtos de eficácia em um mercado com muito mais gente rodando modelos. Reveja seus processos continuamente.
  3. Paciência: Tenha paciência para montar trades de alta convicção. Ficar líquido e aguardar oportunidades com melhor eficiência de risco x retorno surjam é um traço comum de vários alocadores de sucesso. Invista quando identificar oportunidades e não somente pelo desejo de gerar retorno. Entrar em posições por pressão, tem grande potencial de gerar resultados ruins. Aguarde oportunidades assimétricas de risco e retorno.
  4. Diligência: Principalmente na análise de riscos. Grande parte das estratégias de sucesso está mais centrada em evitar grandes erros do que mirar enormes acertos. No mundo de juros compostos, minimizar perdas tem uma relevância imensa.

Já pensou em utilizar ETFs para auxiliar em algumas das etapas acima? São instrumentos úteis para esses ensinamentos, principalmente pelas suas características:

•              Acessar carteiras transparentes e diversificadas

•              Velocidade na liquidez

•              Disciplina e controle de alocação

•              Manutenção de custos baixos de posições e eficiência tributária.

•              Diminui a necessidade de rebalanceamentos constantes de posições

 

Clique aqui para conhecer mais dos ETFs da Itaú Asset. Para investir, busque a sua Corretora.