Pílula de ETF: Fundos indexados conquistam o 1º lugar
Os investimentos indexados, com destaque para a indústria de ETFs, ultrapassaram globalmente a indústria ativa, impulsionados por custos mais baixos e maior eficiência.
Por Caique Cardoso
Desde 2008, a indústria de investimentos indexados acelerou seu crescimento ao redor do globo e iniciou uma trajetória ascendente. Mesmo com a crise financeira, àquela época os investimentos ainda eram predominantemente ativos.
Ao longo do tempo,a indústria de estratégias indexadas foi fechando cada mais o gap, até terminar 2023 com mais ativos do que a indústria ativa.
Histórico de Ativos sob gestão – Ativo vs Indexados
Esse movimento começou principalmente no mercado acionário americano, cujos fluxos são mais intensos para indexados do que para ativos desde 2005. Essa dinâmica só veio se repetir para o mercado de Renda Fixa em 2013 e para ações internacionais em 2014, conforme pode ser observado abaixo:
Histórico de Ativos sob gestão – Ativo vs Indexados (por classe de ativo)
A busca por menores custos e maior transparência ajudam a explicar esse movimento. Além disso, estratégias indexadas bem construídas trazem também mais eficiência para o portfólio. Não à toa,apenas 7,8% dos fundos de ações americanas (large caps) superaram o S&P500 nos últimos 15 anos- segundo pesquisa SPIVA.
Vale ressaltar que aindústria de ETFsteve um papel importante no desenvolvimento desse mercado, acumulando no mundomais de 11,3 trilhões de dólares de ativos sob gestão, revelando crescimento relevante nos últimos anos.
Histórico de Ativos sob gestão – ETFs
No Brasil, vamos comemorar 20 anos da indústria de ETFs desde o lançamento do primeiro ETF da Itaú Asset, oPIBB11.
Hoje, com mais de 20 ETFs, a Itaú Asset traz sua contribuição para o mercado brasileiro ao oferecer acesso às estratégias passivas.
Clique aquipara conhecer mais sobre os ETFs da Itaú Asset. Para investir, busque a sua Corretora.