Pílula de ETF: Tesouro deve pagar mais de R$32 bilhões de cupom. Onde investir?

Na próxima semana, o pagamento de cupom semestral das NTN-Bs representa uma oportunidade de reinvestimento para os investidores.

Por Leonardo Vasques

4 minutos de leitura

No próximo dia 15 (quinta-feira logo após o carnaval), as NTN-Bs (ou Tesouro IPCA + no Tesouro direto) com vencimento em anos pares irão pagar cupom semestral. Esse evento deve gerar cerca de R$32 bilhões em recursos pagos a investidores em geral, dos quais cerca de 2,7 bilhões de reais devem ser reinvestidos pelos fundos indexados.

Cupom Estimado por Vencimento

Itaú Asset. Dados até 2 de fevereiro de 2024
Fonte: Itaú Asset. Dados até 2 de fevereiro de 2024

Para o investidor pessoa física, o pagamento do cupom representa também um evento tributário, dado que é retido imposto de renda, diferentemente do que ocorre quando uma ação paga um dividendo. No caso dos ETFs e fundos, isto não ocorre, porque o imposto é devido apenas no resgate ou no come-cotas, no caso de fundos.

Para aqueles que não necessitam do cupom para pagamento de despesas ou dívidas, sua reaplicação auxilia em muito a rentabilidade no longo prazo. A manutenção do cenário de queda de taxa de juros e os yields atuais acima de 5,5% das NTN-Bs tornam também esse tipo de investimento como uma opção atrativa.

Nesse caso, para manter a exposição em juros real o investidor pode optar por investir diretamente em um ou mais NTNBs ou em ETFs de Renda Fixa. Sendo esta última opção possível via B5P211, IMAB11 e IB5M11, que trazem as seguintes vantagens:

• ETFs também apresentam vantagens como a reaplicação automática dos cupons, isenta de imposto de renda

• carteiras diversificadas e rebalanceadas periodicamente,

• não possuem vencimento e mantem a exposição sempre alinhada ao segmento da curva desejado

• 15% de Imposto de Renda, sem IOF e sem come-cotas, com recolhimento na fonte.

Além disso, neste link o investidor pode ver diariamente a relação do preço que está pagando em bolsa no ETF e o yield implícito nele, facilitando a tomada de decisão.

Clique aqui para conhecer mais dos ETFs de Renda Fixa da Itaú Asset. Para investir, busque a sua Corretora.