Pílula de ETFs: +60 bilhões de reais em vencimento de Tesouro Prefixado

O Índice de Renda Fixa do Mercado (IRF-M) é um indicador financeiro que mede o desempenho de uma carteira teórica de títulos públicos federais prefixados.

Por Caique Cardoso

3 minutos de leitura
Hoje venceu o Tesouro Prefixado 2024, com cerca de R$63 bilhões de valor de mercado, o que representava 4% dos títulos prefixados emitidos pelo Tesouro Nacional. Desses 63 bilhões, apenas 3 bilhões estavam investidos pela indústria de fundos indexados, sendo injetados mais de 60 bilhões em liquidez para os investidores, que provavelmente devem estar buscando oportunidades de reinvestimentos.Uma das alternativas de realocação é o IRFM11, um ETF que investe em uma cesta de títulos do tesouro prefixados. Por ter um perfil de duration mais curta, o IRFM11 costuma oferecer uma volatilidade (risco) relativamente baixa. O índice IRF-M, por exemplo, registrou uma volatilidade de 2,6% na média e um retorno de 11,65% ao ano nas últimas duas décadas.
Fonte Bloomberg, Dados até 30 de setembro de 2024
É interessante notar que o índice IRF-M tem uma performance histórica consistente: 204 meses de retorno positivo dos últimos 237. Além disso, o histórico de retorno guarda uma assimetria positiva: enquanto o maior retorno mensal desde 2004 foi de 4,74%, o pior foi de -2,63%. Nas janelas anuais, apenas um ano registrou performance negativa de -1,99%, enquanto os outros 19 anos terminaram no verde, com a maior performance registrando 23,37%.O IRFM11 segue o IRF-M P2, um índice similar ao IRFM, mas que garante uma vantagem tributária de Imposto de Renda de 15%, independente do prazo de investimento, sem recolhimento de DARF, sem IOF e sem come-cotas, além do reinvestimento automático dos cupons sem incidência de imposto.Para investir, procure a sua Corretora. Para mais informações, acesse www.itnow.com.br