Pílula de ETFs: É a hora de investir em Small Caps?

Após atingir o pior ponto relativo ao Ibovespa ao fim de abril, o índice de Small Caps da B3 teve uma forte recuperação em maio, deixando a pergunta se é hora de investir nesse segmento.

Por Leonardo Vasques

4 minutos de leitura

As Small Caps - ações de menor capitalização (valor) de mercado - usualmente são menos líquidas e mais voláteis quando comparadas com as blue chips, o que contribui para movimentos mais intensos que o Ibovespa, seja em períodos de alta ou de queda. Como observado no período recente:

Imagem ilustrativa do artigo Pílula de ETFs: É a hora de investir em Small Caps?

Além disso, essa classe de ativo se torna cada vez mais atrativa em um cenário de queda de juros.

Quem vislumbra um investimento em Small Caps tem algumas opções: (1) SMAC11 – ETF de Small Caps; (2) Escolher Small Caps individualmente (3) Fundos ativos de Small Caps, que podem ser analisadas sobre as seguintes perspectivas:

  • Liquidez: O SMAC11 oferece liquidez em D+0, com liquidação em D+2, além de ter um Formador de Mercado contratado para manter ofertas de compra e venda durante o pregão. Por outro lado, algumas ações individualmente têm baixa liquidez e por isso fundos ativos costumam ter longos prazos de cotização, em especial no resgate.
  • Spread de Negociação do SMAC é conhecido (~R$0,02). Este nível de spread (diferença entre as ofertas de compra e venda) é percentualmente inferior ao da maioria das ações de Small Caps diretamente, de modo que o ETF se torna uma opção mais barata que as próprias ações para o investidor.
Imagem ilustrativa do artigo Pílula de ETFs: É a hora de investir em Small Caps?
Fonte: Bloomberg até 27 de junho de 2023
  • Risco de concentração: Ao escolher ações individuais, o investidor concentra o risco da sua carteira em algumas empresas, enquanto o SMAC11 oferece uma carteira diversificada com mais de 100 ações e transparente, disponível no site.

Além de ter custo competitivo (taxa de adm em 0,50%a.a), que usualmente compensado pela receita de aluguel, o SMAC11 conta com uma carteira diversificada, alta liquidez e baixo custo de execução, sendo uma alternativa interessante para investir na classe.

Clique aqui para conhecer mais e, para investir, busque sua corretora.