Pílula de ETFs: As criptomoedas e a revolução digital

As criptomoedas impulsionam uma crescente revolução digital e oferecem benefícios diversos.

Por Caique Cardoso

3 minutos de leitura

Nos últimos anos, empresas e organizações dedicaram tempo e recursos à adaptação dos seus modelos de negócio tradicionais para incorporar criptomoedas e outras tecnologias disruptivas, como IA, computação em nuvem e big data. As criptomoedas oferecem benefícios como velocidade, resiliência, transparência, eficiência de custos e acessibilidade. Dessa forma desbloqueando diferentes tipos de utilidades, como:

Reserva de valor: Apesar de críticas sobre o tema, o Bitcoin é escasso com vantagens como divisibilidade e transportabilidade através de uma rede global descentralizada. Além de democratizar o acesso a instrumentos de dinheiro digital programáveis, as criptomoedas podem ser uma forma de investir em representações digitais de valor, como moedas ou ouro.

Remessas e folha de pagamento: permite economias de custos significativas para empresas e indivíduos que dependem de remessas internacionais e outras transações transfronteiriças que estão sujeitas a taxas elevadas, média estimada em 6,3% do montante enviado, de acordo com o Banco Mundial.

Pagamentos: A aceitação da criptografia como meio de troca continua a aumentar, com um número tímido, mas crescente de comerciantes agora capazes de aceitar pagamentos em criptomoedas. Provedores de serviços de pagamento, como PayPal, Shopify e Square já integraram suporte para criptomoedas em suas plataformas.

Mercados capitais: A emissão de tokens baseados em blockchain que representam ativos físicos ou financeiros tangíveis, como ações, títulos, imóveis, commodities e arte. Apesar do vasto potencial do mercado multimilionário, apenas uma fração dos ativos financeiros (~1,5 mil milhões de dólares) foi tokenizada em blockchains públicas, indicando oportunidades de crescimento significativas no mercado.

Empréstimos: As criptomoedas permitem que os indivíduos aproveitem qualquer ativo financeiro como garantia ou emprestem ativos passivos para ganhar juros de forma automatizada.

Gerenciamento de riscos: transparência e velocidade no monitoramento dos dados e das contrapartes.

Jogos e Game-Fi: permitem que os jogos tradicionais acrescentem economia de propriedade do jogador com a capacidade de gastar recompensas no jogo.

Mídias sociais: através da infraestrutura blockchain, é possível construir comunidades online interativas mais transparentes e com diferentes possibilidades de monetização.

À medida que o mundo passa por uma transformação digital, as criptomoedas têm ganhado cada vez mais espaço. O Bitcoin, símbolo dessa revolução, já pode ser acessado via os mercados tradicionais inclusive no Brasil, via o BITI11, ETF que já acumula mais de 72% de performance em 2024, ano em que foi lançado o ETF Spot no mercado americano.

BITI11: Performance acumulada

Fonte: Itau Asset

Clique aqui para conhecer mais dos ETFs Itaú Asset. Para investir, busque a sua Corretora.

Esse texto foi livremente traduzido e adaptado da pesquisa da Galaxy Digital, que você pode acessar aqui.