Itaú Blog

Pílula de ETFs: Avanços em IA impulsionam o Setor Tecnológico

Avanço da Inteligência Artificial domina debates e impulsiona investimentos no setor tecnológico.

Foto do Autor

Renato Eid

• 5 minutos de leitura

A Inteligência Artificial segue sendo notícia, impactando o nosso dia a dia e tendo eco importante no mundo dos investimentos.

Com alta de +16% no primeiro bimestre de 2024, o TECK11 te dá acesso a esse tema, acumulando alta desde o início de 2023 de +100%.

O primeiro ETF de tecnologia listado no Brasil com gestão da Itaú Asset segue o Índice FAANG+, composto por 10 grandes empresas de tecnologia – as big techs - que são verdadeiras potências, quando tratamos de Inteligência Artificial (IA), além de outros aspectos tecnológicos.

Em janeiro, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o tema dominou os debates entre CEOs globais e presidentes de bancos centrais neste ano. O interesse também tem sido visto entre gestores de recursos, que têm tratado do tema em eventos de forma recorrente.

Segundo um levantamento feito pelo Goldman Sachs, a proporção de companhias listadas no S&P 500, que mencionaram IA em suas teleconferências de fim de 2023, foi de 36%. Essa foi a maior correlação registrada pelo levantamento do banco, que acompanha os principais temas desses encontros desde meados da década de 2010, e representa uma recuperação em relação ao que foi visto no terceiro trimestre, quando o tema foi assunto de 29% das empresas.

US$ 100 bilhões de Investimentos

A tecnologia é vista por essas empresas como uma forma de melhorar a produtividade e reduzir os custos. O aumento nas menções a respeito de IA reflete o “entusiasmo em torno da tecnologia” e são estimados que os investimentos nesta frente podem chegar próximo a US$ 100 bilhões nos Estados Unidos até 2025.

No site www.itnow.com.br, você consegue ver diariamente a composição de todos os ETFs da família ITNOW. O TECK11 hoje conta com 10 empresas distribuídas conforme a figura abaixo:

Fonte: Itaú Asset Management

Recentemente, a Julia de Luca esteve em nosso MindAsset (https://www.youtube.com/watch?v=LwgDxqUZOnc) para um papo bacana sobre toda essa revolução tecnológica. Lá discutiram o que nos trouxe até aqui, o cenário atual e revelaram visões prospectivas para o setor de tecnologia de forma mais ampla.

Em uma corrida tão disputada, por que não ter os grandes nomes correndo ao seu favor? Assim, investir em um ETF como o TECK11 te possibilita estar alinhado a essa megatendência com a importância de um investimento diversificado além da exposição ao dólar, contando ainda com a eficiência de uma taxa de administração de apenas 0,25%.

Clique aqui para conhecer mais dos ETFs Itaú Asset. Para investir, busque a sua Corretora.