Itaú Blog

Pílula de ETFs: Inteligência Artificial ao seu alcance

Foto do Autor

Renato Eid

• 2 minutos de leitura

Você sabe qual ETF da Itau Asset já subiu mais de 50% em 2023? O TECK11, o primeiro ETF de tecnologia listado no Brasil, já acumula uma expressiva alta nesse primeiro semestre impulsionado por um tema que tem ganhado espaço em nosso dia a dia: Inteligência Artificial

Este ETF segue o Indice FAANG+, composto por 10 grandes empresas de tecnologia – as big techs - que são verdadeiras potencias quando tratamos de Inteligência Artificial (IA) além de outros aspectos tecnológicos. A IA tem sido pauta dominante nos mercados financeiros e segue atraindo cada vez mais interesse ao mesmo tempo que também expande sua área de atuação, gerando um verdadeiro ciclo virtuoso para as empresas que atuam na área.

Composição da carteira do TECK11

Fonte: Itaú asset. Dados de 26/06/2023

Quando revisamos a história do mercado de IA, vimos uma evolução do mercado e serviços, destacadas pelo lançamento do Chat GPT e 365 Copilot da Microsoft em 2021 e também pelo Search and Bard da Alphabet (Google).

Do outro lado, com o avanço da NVIDIA nesse tema que o mundo dos investimentos começou a ter um olhar mais atento para as empresas de IA. Inclusive a Nvidia é a empresa que mais ganhou em 2023, com performance superior a 186%* e rompendo a emblemática marca de mais de um trilhão de dólares em valor de mercado. Trata-se de uma empresa líder em unidades de processamento gráfico (GPUs), cruciais para a computação de IA. Suas GPUs são amplamente utilizadas em processos de treinamento e inferência de IA tornando-as um player importante no mercado de hardware de IA. 

Vale ainda mencionar a Meta, que está alavancando poderosas tecnologias de IA para ajudá-la a obter uma vantagem sobre os rivais no espaço, bem como a Amazon que através do seu CodeWhisperer, um gerador de código que divulga sua capacidade de criar aplicativos com rapidez e segurança, entra nessa jornada. 

Em uma corrida tão disputada, por que não ter os grandes nomes correndo ao seu favor? Assim, investir em um ETF como o TECK11 te possibilita estar alinhado a essa megatendência com a importância de um investimento diversificado além da exposição ao dólar contando ainda com a eficiência de uma taxa de administração de apenas 0,25%. 

Clique aqui e conheça o TECK11. Para investir busque TECK11 na sua Corretora.