Pílula de ETFs: Investindo no Brasil sem fronteiras

Novo Índice Ibovespa B3 BR+ Inclui Empresas Brasileiras Listadas nos EUA

Por Caique Cardoso

5 minutos de leitura

Os Estados Unidos são o maior mercado acionário global, reunindo grandes empresas de diversos setores. Não é incomum empresas de outras nacionalidades abrirem capital no mercado americano, e esse também é o caso de algumas empresas brasileiras.

Até pouco tempo, quase todos os índices de ações brasileiros consideravam apenas empresas listadas no Brasil, e o mais novo índice da B3, o Ibovespa B3 BR+, mudou isso. Esse índice busca representar as ações mais líquidas de empresas brasileiras, sejam elas negociadas no Brasil ou nos Estados Unidos, incluindo ações e BDRs negociadas na B3.

Esse novo índice inclui as ações do Ibovespa e as BDRs das ações de Nubank, XP, Stone, Banco Inter e PagSeguro. Na maior parte do tempo, a performance 12M do Ibovespa B3 BR+ é superior à do Ibovespa atual.

Fonte: B3 e Bloomberg – dados até agosto de 2024

A maioria das 5 BDRs adicionadas tem contribuído positivamente em relação ao Ibovespa tradicional, desde a criação do índice.

Fonte: B3 e Bloomberg – dados até agosto de 2024

A boa notícia é que o investidor poderá ter acesso a essa estratégia com o futuro lançamento da Itaú Asset, o B3BR11 – ETF que buscará seguir o Ibovespa B3 BR+ e terá a mesma taxa de administração de 0,10% a.a. do famoso BOVV11, conforme comparativo abaixo:

Fonte: Itaú Asset
Para investir, busque alguma das corretoras habilitadas na distribuição do B3BR11, como Itaú, Inter, Ativa e TORO. Para mais informações, consulte os materiais publicitários e o regulamento no site.