Pílula de ETFs: O equilíbrio entre risco e retorno
Como balancear o risco e retorno de maneira eficiente e simples?
Por Caique Cardoso
Investir é tanto sobre risco, quanto sobre retorno.
Um dos grandes desafios do investidor é selecionar os ativos com potencial de retorno no longo prazo e se manter investido mesmo em eventuais momentos de aversão ao risco.
A solução é a diversificação. Muito se fala sobre esse tema, pouco se fala sobre o que isso realmente significa: não dá pra ganhar todas. Estar diversificado é olhar sua carteira e ver posições verdes e vermelhas.
As quedas significam risco, e risco pode significar potencial retorno. Pensando em simplificar a experiência de diversificação pro investidor, a Itaú Asset lançou o GOAT11, que une duas classes de ativos poderosas e complementares: Tesouro IPCA+ e S&P500 com dólar vs real.
Os títulos do tesouro IPCA+, representado pelo IMA-B, e o dólar tem correlação negativa: significa que se movimentam em direções opostas e atuam como proteção, como pode ser percebido na tabela abaixo

Buscar instrumentos que tragam diversificação e potencial de construção de patrimônio são importantes para ajudar na jornada do investidor. O GOAT11 traz essa facilidade e simplicidade ao investir, além de forte histórico de retorno.
