Pílula de ETFs: O poder do Tesouro IPCA+

O investimento em juros reais é uma importante ferramenta que auxilia na proteção da inflação. Na pílula dessa semana falamos como o investimento no Tesouro IPCA+ pode ser um importante aliado para o investidor.

Foto do Autor

Caique Cardoso

• 4 minutos de leitura

Você sabia que a emissão de títulos públicos federais é uma das formas de financiamento do Governo?

Com os Títulos do Tesouro, podemos emprestar dinheiro ao governo, em troca do recebimento de uma remuneração pelo empréstimo. Hoje os títulos são emitidos em basicamente 3 classes: pós-fixados (Selic) , pré-fixados e juros reais (IPCA+).

Todos os títulos do Tesouro IPCA+ são representados pelo índice da Anbima IMA-B, que pode facilmente ser investido com o IMAB11, ETF de Renda Fixa da Itaú Asset. Como esses são títulos que pagam uma taxa acima do IPCA, historicamente o IMA-B tem mostrado ser um poderoso aliado na construção de portfólio auxiliando no desafio de proteção da inflação.

É interessante notar que o IMA-B tem registrado um desempenho histórico interessante com mediana acima de 10% ao ano em diversas janelas e uma menor dispersão de retorno conforme o horizonte de investimento alonga, como pode ser observado no gráfico abaixo.

IMA-B: Dispersão de Retorno (ao ano)

Fonte: Itau Asset

É importante também observar o momento atual de taxas dos títulos do Tesouro IPCA+ que estão em níveis historicamente elevados. Ontem a taxa da carteira IMA-B terminou o dia registrada em IPCA + 6,39%, enquanto a média é significativamente inferior - como pode ser observada abaixo.

Taxa IPCA+ do IMA-B: 26/12/2018 até 25/04/2024

Fonte: Itau Asset

Além de facilmente acessar uma carteira diversificada de títulos públicos indexados à inflação, o IMAB11 oferece vantagens tributárias, como:

  • 15% de imposto de renda independente do período investido
  • Recolhimento na fonte, sem emissão de DARF
  • Reinvestimento dos cupons, sem incidência de imposto
  • Sem come-cotas e Sem IOF

Clique aqui para conhecer mais dos ETFs Itaú Asset. Para investir, busque a sua Corretora.