Pílula de ETFs: Por que investir no exterior?

Qual a importância de se investir no exterior e como esse tipo de investimento ajuda nos seus investimentos?

Por Caique Cardoso

4 minutos de leitura
Recessão, cortes de juros emergenciais e revisão da expectativa nos cortes de juros americanos são os tópicos dominantes desde a última sexta-feira, quando foi publicado o último relatório do mercado de trabalho americano.
Mais uma revisão de cenários dentre tantas que tivemos ao longo dos últimos anos. Veja, por exemplo, a evolução da expectativa sobre o número de cortes de juros americanos: um ano atrás, o mercado esperava 6 cortes até dezembro de 2024, levou essa precificação para 2 cortes quando, no último trimestre, chegou a esperar 6 cortes para 2024. Pois bem, a inflação se mostrou mais resiliente, e o mercado revisou de forma dramática seu posicionamento, chegando a praticamente zerar os cortes. Recentemente, com os dados mais estáveis e uma projeção de "no landing", o mercado trabalhava com uma expectativa entre 2 e 3 cortes.

O que mudou para a segunda metade do ano?
Esta semana chegamos a precificar mais de 4 cortes, em um movimento brutal de revisão de cenários, corroborando o que temos experimentado: a constância na revisão de cenários e a amplitude dessas revisões.
Fonte: Itaú Asset
O que isso importa? Uma carteira de investimentos diversificada, contemplando elementos além da renda fixa local, com uma participação de estratégias internacionais, é algo relevante para ajudá-lo a navegar nesses momentos turbulentos.
A importância de olhar para fora do Brasil
A tabela com a performance dos diversos índices, fundos e ETFs reforça isso: diversificar os investimentos com estratégias globais é uma forma inteligente e necessária de posicionar sua carteira de forma adequada para navegar pelos tempos voláteis que temos atravessado.
Fonte: Itaú Asset

Nesse sentido, ETFs como SPXI11, TECK11, BITI11 e REVE11 podem ser investimentos eficientes para compor a parcela de alocação internacional em seus investimentos.

Faça sua lição de casa para investir bem no 2º semestre

Desenhar de forma acertada seus objetivos de investimentos e se manter fiel a eles pode ajudá-lo a poupar muito dinheiro, uma vez que o poupará de tomar decisões no calor da emoção. Em um cenário global de incertezas, estar bem-informado e diversificado é a melhor maneira de se preparar para o futuro.

Vá em busca dessas oportunidades: a diversificação segue sendo o único almoço grátis em investimentos.

Clique aqui para conhecer mais dos ETFs Itaú Asset. Para investir, busque a Itaú Corretora.