Pílula de ETFs: Prefixado a 13% a.a.?

IDKA11: Novo ETF que segue o índice IRF-M P3 com títulos prefixados e duration de 3 anos

Por Caique Cardoso

4 minutos de leitura

Recentemente, a Itaú Asset lançou o IDKA11, o novo ETF de títulos públicos prefixados. No início de novembro, a taxa média da carteira do IDKA11 registrou +13,02% e uma duration de 2,84 anos.

O IDKA11 busca oferecer acesso ao IRF-M P3, índice da Anbima de títulos públicos que oferecem acesso a uma carteira cujo Prazo Médio é cerca de 3 anos, sendo uma forma fácil e eficiente de investir nessa classe. Para efeitos de comparação, a duration do índice do IDKA11 (IRF-M P3) é, em média, 1 ano maior do que a do IRF-M, o que aumenta a volatilidade (risco), mas também o potencial de retorno, conforme gráficos abaixo.

Rentabilidade Móvel 12m e 24m

Fonte: Itaú Asset

Vale mencionar que por se tratar de um ETF de Renda Fixa da Itaú Asset, o IDKA11 tem vários benefícios tributários, como:

  • 15% de Imposto de Renda, independente do prazo de investimento
  • Recolhimento automático, sem emissão de DARF
  • Reinvestimento dos cupons, com isenção de imposto
  • Sem IOF
  • E sem come-cotas

O come-cotas é uma antecipação de imposto de renda cobrada sobre os fundos de investimentos com tributação regressiva. A ausência de come-cotas ajuda o investidor a preservar patrimônio. Por exemplo, em uma estratégia como o IRF-M, a ausência de come-cotas é responsável por uma performance superior a 150% nos últimos 20 anos, conforme gráfico:

O custo do come-cotas em uma estratégia prefixada:

Fonte: Itaú Asset Management, Dados dos últimos 20 anos até 31/05/2024. Dados relativos a uma estratégia de IRFM, em função de maior histórico de dados, considerando taxa de adm de 0,20% ao ano para o fundo e para o ETF

Para investir, procure os ETFs em sua Corretora. Para mais informações, acesse www.itnow.com.br