Pílula de ETFs: Renda Extra com aluguel

Como ter renda extra alugando seus ETFs?

Por Caique Cardoso

4 minutos de leitura

Assim como o mercado imobiliário, é possível alugar suas ações e cotas de ETFs na bolsa e colocar uma renda extra no bolso.

Todos os ETFs de ações brasileiras da Itaú Asset alugam parte da carteira de ações e 100% dessa receita é reinvestida no próprio ETF. Esse mecanismo é responsável por uma performance adicional do BOVV11 já liquida de taxas e custos de Ibovespa + 0,71% nos últimos 12 meses e Ibovespa + 1,37% nos últimos 24 meses até maio de 2025.

O que pouca gente conhece é que além do aluguel das ações que acontece na carteira do ETF, o investidor também pode alugar as cotas dos ETFs diretamente na sua carteira, aumentando o potencial de renda extra com um único investimento.

O BOVV11, por exemplo, tem uma demanda consistente por aluguel e média de taxa em torno de 1% ao ano, podendo ser inclusive muito maior como foi o caso de dezembro de 2024 que chegou próximo a 12% ao ano.

Mercado de aluguel de cotas de BOVV11

Fonte: Bloomberg & Itaú Asset.

Para ter acesso a esse serviço de aluguel, as corretoras oferecem a Custódia Remunerada, que conecta tomadores (investidores que buscam alugar as cotas) aos doadores (quem aluga), em troca de uma remuneração.

Além da capacidade de geração de ume renda extra, ETFs também oferecem acesso eficiente e de baixo custo: com o BOVV11, é possível investir em todas as ações do Ibovespa com uma única operação, contando com alta liquidez, baixo custo de administração (0,10%a.a.) e baixo custo de negociação.

Para investir, procure os ETFs na sua Corretora. Para mais informações, acesse www.itnow.com.br