Itaú Blog

Pílula de ETFs: Renda Extra com ETFs

Sabia que você pode, além de investir, alugar seus ETFs?

Foto do Autor

Caique Cardoso

• 5 minutos de leitura

É muito comum, no mercado imobiliário, investidores buscarem oportunidades na valorização e no aluguel do imóvel. O que pouca gente conhece é o fato que você pode, além de investir, alugar seus ETFs.

Isso por que, no mercado acionário é possível alugar diversos ativos, como ações e ETFs, em uma operação que envolve 2 partes:

  • Doador: Quem empresta o ETF ou ações
  • Tomador: Quem toma emprestado o ETF ou ações.

O investidor de BOVV11, por exemplo, pode alugar parte ou a totalidade da sua posição a mercado e estar exposto a variação de preço do BOVV11 e  uma receita de aluguel, como remuneração. Os contratos de aluguel têm prazos e taxas acordadas em cada operação.

No gráfico abaixo, é possível notar que o BOVV11 tem uma demanda constante para posições alugadas: com cerca de 40% das cotas alugadas a uma taxa média de 0,95% ao ano.

Mercado de aluguel do BOVV11

Vale mencionar que o BOVV11, assim como outros ETFs da Itaú Asset de ações Brasil, também aluga parte da sua carteira de ações. De forma que 100% da receita proveniente desse aluguel é revertida para o cotista, o que permite que o BOVV11 tenha consistentemente superado o índice.

Para quem investe no BOVV11 e recorre ao aluguel, também conhecido como custódia remunerada, o potencial de retorno em excesso é ainda maior. Abaixo, tem um exercício interessante que considera que o investidor consegue alugar até 70% do BOVV11 retendo 50% dessa receita e o resultado é uma performance de 7,71% acima do Ibovespa desde outubro de 2016.

Performance em excesso ao Ibovespa.

Fonte: Itaú Asset Management

Além de compor o portfólio de forma eficiente e barata, os ETFs podem ajudar a incrementar a rentabilidade das carteiras dos investidores com o aluguel. É importante dizer que no Brasil a B3 atua como contraparte central nessas operações conferindo mais segurança para o investidor.

Clique aqui para conhecer mais dos ETFs Itaú Asset. Para investir, busque a sua Corretora.