Pílula de ETFs: Resultados da Calculadora de Renda Fixa

Com ETFs de renda fixa, você une segurança, diversificação e eficiência tributária em uma só estratégia, construindo um futuro financeiro sólido e resiliente.

Por Renato Eid

5 minutos de leitura

Investir em ETFs de renda fixa tem se destacado como uma estratégia poderosa para qualquer investidor que busca aliar segurança e rentabilidade. Em um cenário econômico volátil, a capacidade de proteger e crescer o patrimônio com eficiência é essencial, e os ETFs de renda fixa oferecem exatamente isso.

Uma das grandes vantagens desses instrumentos é a diversificação imediata que eles proporcionam. Com a compra de um único ETF, o investidor ganha exposição a uma cesta variada de títulos públicos de renda fixa. Além disso, liquidez e flexibilidade são palavras de ordem nos ETFs de renda fixa. Negociados em bolsa como uma ação, esses ETFs podem ser comprados e vendidos ao longo do dia, permitindo ajustes rápidos na carteira conforme as condições de mercado mudam ou novas oportunidades surgem. Além disso, as vantagens tributárias dos ETFs da Itaú Asset como imposto de renda de 15% em qualquer momento do investimento, ausência de IOF e come cotas, e a não necessidade de recolher o DARF, são pontos relevante para quem está buscando eficiência em seus investimentos.

Mas uma dúvida que sempre aparece reside na questão da comparação com outras formas de acessar a renda fixa, principalmente quando falamos de previsão da rentabilidade. Como é possível fazer essa análise? De que forma posso ter uma ideia sobre esse potencial rentabilidade?

Percebendo a importância desse tema, a Inteligência Financeira montou uma calculadora de Renda Fixa em que você consegue fazer de forma simples e rápida essa comparação considerando os índices IRF-M (prefixado) e o IMA-B (IPCA+), que os ETFs IRFM11 e IMAB11 seguem.

A figura abaixo mostra a tela onde você consegue simular a partir do investimento inicial, aliando depósitos mensais, quais as rentabilidades esperadas para os cenários pessimista, médi0 e otimista.

Calculadora de Renda Fixa - Inteligência Financeira

Fonte: Itau Asset

Dando sequência a essa análise, o investidor consegue fazer a comparação de se investir em renda fixa via ETFs com outras formas de investimento. Vale notar, que segundo essas estimativas, o ETF IPCA+ lidera o ranking, enquanto que o ETF Prefixado está em terceiro lugar considerado o cenário otimista.

Assim, os ETFs conseguem se firmar como uma alternativa interessante considerando essas projeções para o investidor que busca investir em renda fixa.

Comparação com demais instrumentos pela Calculadora de Renda Fixa:

Fonte: Itaú Asset.

Investir em ETFs de renda fixa, não é apenas uma escolha inteligente, é uma decisão estratégica para quem deseja construir um futuro financeiro sólido e resiliente. Ferramentas como essa ajudam ainda mais o investidor nesta decisão.

Para conhecer mais sobre os ETFs da Itaú Asset, clique aqui. Para investir, busque a Itaú Corretora.