3 fatores que observamos durante a LatAm CEO Conference 2024
Marcelo Menusso, nosso Chief Credit Strategist, detalhou em áudio como as empresas brasileiras estão navegando no cenário global de crédito
Por Marcelo Menusso, Chief Credit Strategist
Na última semana, Marcelo Menusso, nosso Chief Credit Strategist, participou da 17ª @Itaú BBA LatAm CEO Conference, em Nova York, uma das principais conferências do banco fora do Brasil e que contou com a presença de empresas e investidores de diversas partes do mundo.
Durante o evento, discutimos as tendências e oportunidades no mercado de crédito offshore. A conferência foi uma excelente plataforma para troca de ideias, permitindo um diálogo enriquecedor entre investidores internacionais e executivos das principais empresas brasileiras, distribuídas em 11 setores distintos.
Marcelo detalhou em áudio um pouco mais sobre as conversas que tivemos com companhias de diferentes setores e listou três fatores que mais chamaram nossa atenção durante o evento. A seguir, confira um resumo.
Fundamentos de Crédito Sólidos
- A maioria das empresas com as quais nos reunimos apresenta bons fundamentos de crédito.
- Este aspecto positivo é reflexo de uma economia global que está se recuperando bem, com as receitas das companhias crescendo de forma saudável e margens operacionais estáveis, mesmo diante de uma inflação de custos que está começando a se estabilizar.
- A alavancagem financeira se mantém em níveis adequados, e muitas companhias aproveitaram o período de juros baixos para refinanciar e estender suas dívidas.
Crescimento do Mercado Local de Crédito
- Notavelmente, o mercado local de crédito privado tem mostrado um crescimento significativo.
- Vários executivos com os quais nos reunimos apontaram para o fato de que o mercado brasileiro está se tornando uma alternativa atraente para captação de recursos, tanto em termos de montante quanto de preço e prazo, superando frequentemente as opções do mercado internacional, especialmente para empresas focadas no mercado doméstico.
Agilidade e Flexibilidade Empresarial
- Outro ponto de destaque é a agilidade e a flexibilidade das companhias em termos de reposicionamento de negócios e geografias.
- Isso tem sido crucial para que muitas empresas performem bem, mesmo quando enfrentam períodos mais desafiadores em algumas regiões ou segmentos de negócio.
- As nossas discussões com grandes investidores internacionais reforçaram uma visão geral construtiva do mercado.
- Apesar de algumas métricas do mercado de crédito, como spreads, estarem elevadas, os fundamentos de crédito sólidos sugerem que as perspectivas de inadimplência permanecem baixas.
- Isso pode manter os spreads apertados por mais algum tempo, atraindo o interesse de investidores internacionais em títulos emitidos por empresas brasileiras.
Abaixo, confira o áudio na íntegra:
Em caso de dúvidas, fale com a sua equipe de atendimento.