Itaú Blog

4 passos para ser resiliente nos investimentos

Um dos temas centrais da Semana Mundial do Investidor é a resiliência: entenda a importância dessa característica para ter sucesso no seu planejamento patrimonial

Foto do Autor

Arthur Carasso, Head of Investors

• 4 minutos de leitura

Crédito: Shutterstock/Itaú Private Bank

Acontece de 3 a 9 de outubro a Semana Mundial do Investidor 2022 (WIW), promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO). A resiliência do investidor é um dos temas centrais desta edição, um assunto importante de ser tratado atualmente e que me faz lembrar da seguinte frase de Daniel Kahneman, Prêmio Nobel de Ciências Econômicas:

“As pessoas são muito sensíveis às pressões e consequências imediatas que podem ter. Os efeitos a longo prazo são mais abstratos e mais difíceis de serem levados em conta.”

Tenho iniciado boa parte das apresentações sobre investimentos para os nossos clientes com ela. Nos últimos anos, diversas circunstâncias tentaram afastar o investidor do seu planejamento patrimonial de longo prazo, como um “ímã” para o imediatismo: pandemia, riscos geopolíticos, inflação, alta nos juros, expectativa de recessão, entre outros. De fato, algumas situações criam oportunidades para redesenhar estrategicamente o planejamento patrimonial, mas outras são uma armadilha que pode descontruir algo que leva tempo para ser criado.

Por isso, quero traçar para você quatro passos fundamentais para ser resiliente e que contribuem para uma jornada de investimentos de sucesso:

Foque na sua jornada

Daniel Goleman, autor do livro “Foco”, diz que temos cada vez mais pressa, o que torna difícil se concentrar ou prestar atenção em qualquer coisa. Entenda que cada investidor tem suas necessidades, objetivos, horizonte de investimento, tolerância a risco, entre outras particularidades. Portanto, “olhar para o lado” te faz esquecer os motivos pelos quais sua carteira possui uma alocação. Foque na sua jornada, estrutura de investimentos e objetivos de longo prazo.

Entenda que investir é uma “maratona”

Oportunidades de curto prazo aparecem e o nosso papel é procurar aproveitá-las, mas tenha em mente que mais de 90% do sucesso de rentabilidade vem da disciplina de alocação de longo prazo (vejo no gráfico abaixo).

É como se a sua jornada de investimentos fosse um plano de voo. Em alguns momentos, a condição meteorológica pode ser adequada para o avião acelerar na rota mais rápida. Em outros, pode ser preciso desviar do trajeto original. Porém, se o avião pousar e decolar sempre que aparecer uma turbulência, pode atrasar ou nunca chegar ao destino.

Crédito: Itaú Private Bank

Diversifique globalmente

Fizemos diversos estudos que mostram a vantagem em diversificar seu patrimônio globalmente. Do ponto de vista teórico, isto permite aumentar o seu retorno potencial para um determinado risco ou até mesmo manter o retorno esperado, mas com um risco mais controlado. Da perspectiva prática, significa diversificar regiões, estágios de maturidade de economia, moedas, estratégias, teses de investimentos, dentre outros.

Pense em um tabuleiro de xadrez: cada peça têm um papel, valores e possibilidades. É preciso entender as circunstâncias para reposicioná-las, e variáveis fora do seu controle podem fazer com que seja preciso colocar uma peça às custas de outra para ter um resultado favorável.

Fique atento na seleção de gestores

Escolher uma tese nem sempre garante o sucesso do investimento. O importante é encontrar o gestor que conseguirá extrair o melhor de cada tese, que tenha a capacidade, conhecimento, estrutura, governança e experiência para construir valor e gerar resultados ao longo do tempo. Um exemplo está no gráfico abaixo. Veja a diferença de rentabilidade entre o 1º e 4º quartil de uma amostra de gestores comparáveis em estratégia.



Crédito: Itaú Private Bank

Em um mercado com cada vez mais alternativas de investimentos, conte com profissionais que têm o objetivo de selecionar gestores que estarão na vanguarda dessa jornada.

Vale lembrar que, como cliente no Itaú Private Bank, a nossa equipe de investors e bankers está sempre à disposição para auxiliar você a traçar a estratégia mais adequada ao seu perfil e objetivos de longo prazo. Trabalhamos em conjunto para desenhar e planejar uma jornada de investimentos global personalizada para você.

Quer saber mais sobre a Semana Mundial do Investidor 2022? Clique aqui!