Itaú Blog

Agora é sério

TenisVesting: assim como o Itaú Private Bank apoia o Protea Tennis Cup, investidores podem ajudar na missão de ampliar o tratamento de mulher com câncer de mama

Foto do Autor

Andrea Masagão Moufarrege, Team Leader - Investment Funds Specialists

• 4 minutos de leitura

Crédito: Gaspar Nobrega/Protea/Liak Eventos Esportivos

Em abril e agosto de 2023, rolaram duas etapas do Protea Tennis Cup na Fazenda Boa Vista e Quinta da Baronesa em São Paulo, respectivamente. Foram mais de 150 tenistas amadoras que treinaram e competiram com ex-tenistas profissionais. O Itaú Private Bank apoia esses eventos beneficentes engajando-se também na missão do Instituto Protea de viabilizar tratamento de qualidade para mais mulheres contra o câncer de mama. É incrível como a paixão pelo mesmo esporte une mulheres para ajudarem mulheres.

Na abertura do torneio, a Gabriella Antici contou por que decidiu fundar o Instituto Protea. Em 2017, com a carreira estabelecida no mercado financeiro, três filhos e muitos troféus conquistados nas quadras, ela enfrentou o câncer de mama por duas vezes encarando cada sessão de quimioterapia como se fosse um jogo de um grande torneio. Durante seu segundo tratamento, tomou conhecimento que a funcionária de uma amiga havia sido diagnosticada e aguardava tratamento há seis meses. Indignou-se e decidiu colocar suas energias para virar esse jogo. A Gabi joga tênis muito bem e se destaca em tudo que se engaja desde sempre. Com o Protea não tem sido diferente. Mais de 1300 mulheres já tiveram acesso a tratamento desde 2018.

Ela não está sozinha na lista de tenistas que lutaram e estão vencendo a batalha contra essa doença difícil. Chris Evert e Martina Navratilova, que somadas têm mais de 70 títulos em torneios Grand Slam em simples e duplas, também enfrentaram esse desafio que, segundo elas, é como um jogo duro vencido no tie break do terceiro set.

Chris Evert foi diagnosticada com câncer de pele no início dos anos 90, tratou e se engajou para elevar a consciência geral sobre a importância de prevenção à radiação solar. Mais recentemente enfrentou um câncer nos ovários e declarou no começo de 2023 que está livre da doença.

Martina Navratilova, por sua vez, enfrentou o câncer de mama em 2010 e, desde então, tem usado sua posição de destaque para comunicar a importância do diagnóstico precoce e da vida saudável. Mais recentemente enfrentou mais uma vez a doença, que atingiu também sua garganta. Anunciou no início do ano que o tratamento foi bem-sucedido.

E o que câncer tem a ver com investimentos?

A relação começa a se desenhar quando, reconhecendo profundamente a seriedade do tema, busca-se entender se há oportunidade para participar de soluções escaláveis para esse quadro, que tende a piorar considerando a elevação da expectativa de vida média da população mundial.

A Kinea Investimentos, por exemplo, detalha no relatório “A Cura do Câncer” a evolução da pesquisa e da indústria farmacêutica para desenvolver medicamentos e até vacinas contra a doença, declarando ainda que detém ações de empresas como Moderna e BioNTech na carteira de seus fundos.

A ARK Invest, empresa americana de gestão de recursos focada em investimentos temáticos em inovação disruptiva, gerencia um ETF (ARKG) e um fundo mútuo de renda variável no Estados Unidos que investem em empresas dedicadas a desenvolver tecnologias de sequenciamento de DNA, edição genética e diagnósticos moleculares.

No Brasil, o ETF HTEK11, gerido pela Itaú Asset, dá acesso a investimento em empresas que compõe o índice MORNINGSTAR® US EXPONENTIAL TECHNOLOGIES HEALTHCARE INDEX™, que é formado por ações de companhias que trabalham com inovação em saúde e bioinformática.

O risco associado a esses investimentos é alto, por isso, as exposições devem ser bem diversificadas e calibradas em tamanho que não imponha perdas relevantes ao portfólio dos investidores. Mas vale lembrar que o empreendedorismo na criação de soluções para problemas globais de larga escala é um dos fatores de sucesso de empresários como Jeff Bezoz e Elon Musk.

Quer ajudar também a elevar o acesso de mulheres à tratamento de qualidade contra o câncer de mama no Brasil?

Conheça o Instituto Protea e contribua.🌷

Dicas:

📈 HTEK 11

🎾 Protea Tennis Cup

💬 O que achou deste conteúdo?

Deixe seu comentário aqui e ajude a construir um TenisVesting cada vez melhor!