Amassando outra bolinha

TenisVesting: o que o Tênis e o Squash podem nos ensinar sobre as estratégias Long Only e Long Short

Foto do Autor

Andrea Masagão Moufarrege, Team Leader - Investment Funds Specialists

• 3 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

Nesse final de semana, tive a oportunidade de bater uma boladiferenteem uma quadradiferentecom uma raquetediferentee em uma velocidadediferentedas que milhares que já bati em uma quadra de tênis.

Joguei squash com ninguém menos que aKaren Redfern, maior squashista feminina da história do Brasil. Dezesseis vezes campeã brasileira, 9 vezes campeã sul-americana, 4 vezes campeã panamericana, 2 vezes prêmio olímpico COB… essa lista é longa!

Definitivamente, prefiro enfrentá-la no saibro, onde ela também tem voltado a brincar mais recentemente.

Percebi claramente asdiferenças entre o Squash e o Tênise me lembrei muito de duas estratégias de gestão de renda variável que têm diferenças parecidas com essas duas modalidades incríveis do mundo das raquetes. São as estratégiasLong OnlyeLong Short.

Vamos entender as nomenclaturas primeiro.

Long: é a parcela de carteira comprada em ações;

Short: é a parcela da carteira vendida. Para ficar vendido, o investidor aluga a ação e a vende no mercado, acreditando que quando for devolvê-la ele poderá recomprá-la a um preço menor do que a vendeu. Também é possível montar uma posição short por meio de opções ou do mercado futuro.

Nas estratégiasLong Only, o investidor fica apenascompradoesperando a valorização das ações que investe e pode se proteger em momentos de baixa do mercado aumentando seu caixa. São estratégias mais correlacionadas com os índices de referência, como o Ibovespa. Remetem mais aotênis, onde os golpes sãomais amplos, os jogos são mais longos, commaisespaço detempoentre os pontos e, assim, mais oportunidade parapensarerecuperar.

Já nas estratégiasLong Short, o investidor busca ganhos por meio de operações devalor relativoentre ações,comprando e vendendosimultaneamente papéis. Assim, é possível ganhar tanto em momentos de alta quanto de queda de mercado. Pode encontrar oportunidades dearbitragem entre setores, emeventoscomo fusões e aquisições ou mesmo entre categorias de ações da mesma empresa (ON x PN). Me remetem mais aoSquashonde atomada de decisãoe ajustes em golpes é maisrápida, o jogo é maisintensofisicamente e aprecisãomilimétrica.

Em ambas as quadras, quem conseguedeslocarmais o adversário cria mais oportunidades paramatar o pontoe, nas duas as estratégias, quemestudamais profundamente o cenário tem mais chances de montar posiçõesvencedoras.

O mundo das raquetes é lindo e continua me apaixonando, assim como o mercado. Na próxima a gente fala sobre minha paixão mais recente. OBeach Tenise sua relação com as estratégiasLong Biased.


Play!


Dicas:

🎾A Dama do Squash,Diferença de Esforço Fisico entre o Tênis e o Squash

📈10 Melhores Gestores Long Short e Long Biased do Brasil em 2021