Itaú Blog

Ata do BCE: sem sinalização para cortes nos juros

No Radar do Mercado: ata da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu manteve o tom de cautela com relação aos próximos passos

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

O Banco Central Europeu divulgou hoje a ata de sua última reunião de política monetária, quando as taxas de juros foram mantidas inalteradas. De maneira geral, o documento manteve um tom cauteloso com relação aos próximos passos, em linha com o comunicado da decisão de dezembro.

Com relação à inflação, a ata mostrou que todos os membros reconheceram a tendência de desinflação, mas alguns destacaram o elevado nível do componente de serviços como um desafio nessa última etapa do processo que busca trazer a inflação para a meta de 2%, algo que deve ser alcançado apenas na segunda metade de 2025, segundo as projeções da autoridade.

Já os cortes nos juros ainda não foram debatidos, algo que a presidente do grupo, Christine Lagarde, já havia mencionado na coletiva de imprensa após a reunião. A única menção ao assunto na ata acontece ao abordar expectativas do mercado. Na verdade, foi manifestada uma preocupação de que a precificação do mercado ameaçasse afrouxar excessivamente as condições financeiras, o que poderia comprometer o processo desinflacionário.

Nossa visão: a ata reforçou que as autoridades planejam manter o aperto monetário pelo tempo necessário, ressaltando não haver espaço naquele momento para iniciar o processo de cortes. A mensagem de cautela, associada a recentes falas de membros do ECB levantando a possibilidade de iniciar o ciclo de cortes em junho, modera o argumento para o início do processo em abril, apesar do cenário benigno de inflação.

💬 O que achou deste conteúdo?

No Radar do Mercado é um boletim diário que traz de forma simples e resumida os destaques no cenário macroeconômico local e internacional.

Quer deixar um comentário? Clique aqui!

Leia também

Leia também

Retrospectiva 2023 para a bolsa brasileira | Private Insights

Neste artigo, analisamos os fatores por trás da performance do principal índice brasi [...]

Revisamos nossos cenários: 10 temas globais e 10 locais para 2024 | Private Insights

No Radar do Mercado: aproveitamos o início do ano para fazer uma revisão de cenário e [...]

IPCA fecha 2023 em 4,62%; CPI dos EUA encerra em 3,4% | Private Insights

No Radar do Mercado: no centro das atenções dos investidores nesta quinta-feira estão [...]