Back to Basics: entender mais para ganhar mais
TenisVesting: aquecer no quadradinho ativa os golpes para você jogar melhor, dominar os conceitos básicos ajuda o investidor a construir portfólios melhores
Por Andrea Masagão Moufarrege, Team Leader - Investment Funds Specialists
Sabe por que um bom aquecimento no quadradinho ajuda a jogarmos melhor? Porque ativa os movimentos básicos dos golpes.
Dominar conceitos básicos e entender de onde vem os retornos também é essencial nos investimentos.
Então, “Back to basics” é uma ótima estratégia para buscar mais retorno e vitórias.
Na década de 60,Jack Treynor,William F. Sharpe,John LintnereJan Mossintrabalharam usando conceitos desenvolvidos anteriormente por Harry Markowitz e desenvolveram um modelo matemático, denominadoCAPM (Capital Asset Pricing Model), para entender como os retornos de ativos são compostos.
Nessa época, jogadores(as) comoRod Laver,Arthur Ash,Billie Jean KingeMaria Ester Buenoarrasavam nas quadras ao redor do mundo.
Simplificando muito um conceito bem complexo, o trabalho desses economistas se resume na seguinte equação:
Retorno = Taxa Livre de Risco + Beta x (Retorno do Mercado - Taxa Livre de Risco)
O modelo indica que oretornode um ativo é a soma de umataxa livre de risco(no Brasil usa-se o CDI ou a Selic) mais um fator composto peloretorno inerente do mercado, acima dessataxa livre de risco, ponderado por um multiplicador chamado de “Beta”, que mede o quanto o ativo adiciona de risco, e potencialmente retorno, a um portfólio que replica o mercado.
Vamos tentar pensar isso com cabeça de tenista. Avitória (retorno)é atingida quando ao menos igualamos aconsistência do adversário (taxa livre de risco)adicionandohabilidade superior a consistência dele (retorno do mercado-taxa livre de risco)acelerada ou desacelerada pela eficiência de nossos golpes (Beta).
O modeloCAPMdeixa muito clara arelação de risco x retorno de ativos, mas baseia-se emhipóteses fortesde eficiência absoluta do mercado e racionalidade integral dos investidores. Essa fragilidade abreoportunidadespara investidores superarem o mercado.
Buscarretornos em linhacom índices de referência, como o CDI na renda fixa e o Ibovespa na renda variável, exige bastante conhecimento e, principalmente,eficiência de execução. Conseguir, porém,retornos superioresàs referências de mercado vaialém. Exigehabilidadesdiferenciadas de análise de cenário, antecipação de tendências e muitas vezes coragem para posicionamento. Essa habilidade de geração deretorno além dos índicesde referência é conhecida como “Alfa”.
Aeficiência e consistênciade golpes doDjokovice daHalepsempre me impressionam, mas a habilidade e repertório de golpes perfeitos doFederere daBartyvão além e me emocionam. Tentando pensar agora com cabeça de investidor: Djoko e Halep são jogadores de “Beta Alto” e superam os adversários pela consistência, enquanto Federer e Barty geram “Alfa” e ganham adicionando habilidade diferenciada no jogo.
Investidores super bem-sucedidos comoJohn Boogle, fundador da gestora americanaThe Vanguard, defendem a tese que investimentos passivos, indexados e de baixo custo sãosuperiores às estratégias mais complexas, que buscam superar o mercado. Essa linha de investimento deixa grande contribuição pela suasimplicidade e eficiência, mas é permanentemente desafiada por gestoras americanas como aRenaissenceeBridgwatersou mesmo pelas brasileirasSPXeDynamo, que consistentemente batem o mercado em janelas de observação de longo prazo.
No mercado temos o privilégio de poder compor uma carteiracombinando estratégias de gestão passiva e ativa. Nesse jogo, adiversificaçãocontinua imperando comocampeãna construção de retornos consistentes, especialmente, quando a carteira é composta por posições equilibradas entre fundos degestores ativosdiferenciados eestratégias passivaseficientes e de baixo custo.
Por isso, não dá para perder nenhumaoportunidadeparaassistira jogadores einvestircom gestores desse calibre.
🎾 Play!
📈 Leituras recomendadas:O Homen que Decifrou o Mercado, Gregory ZuckermanePrincípios, Ray Dalio