Itaú Blog

BC britânico eleva juros em 50 pontos-base

No Radar do Mercado: com a decisão de hoje, que não foi unânime, taxa de juros britânica agora está em 2,25%

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) elevou a taxa de juros do Reino Unido em 50 pontos-base, para 2,25%, conforme esperado pelo mercado. Este é o sétimo aumento consecutivo da autoridade britânica, que indicou que continuará tomando as ações necessárias com o objetivo de conter a inflação, atualmente em 9,9%.

Segundo o comunicado, cinco dos nove dirigentes votaram pela magnitude de 50 pontos-base, enquanto três defenderam uma alta maior, de 75 pontos, e apenas um preferiu um ritmo menor de 25 pontos. Outro destaque é que o comitê votou por unanimidade para reduzir o estoque de títulos de dívida do governo em 80 bilhões de libras nos próximos 12 meses, no momento em 838 bilhões de libras.

O comitê também reduziu as expectativas do pico de inflação de 13% para próximo a 11% (mas ainda muito acima da meta de 2%) com os planos da nova primeira-ministra Liz Truss de limitar as tarifas de energia e impostos, o que poderá também mitigar os riscos de recessão.

O ministro das finanças, Kwasi Kwarten, trará mais detalhes sobre o estímulo estimado em mais de 150 bilhões de libras, que poderá afetar a política monetária à frente. Os impactos serão avaliados pelo BoE para próxima reunião. Não se pode descartar uma aceleração do ritmo de alta de juros diante da votação apertada de hoje, das possíveis surpresas de inflação subjacente e dos impactos das medidas fiscais.

O que achou deste conteúdo?