Itaú Blog

BC da Austrália surpreende o mercado; vendas no varejo ficam estáveis na zona do euro

No Radar do Mercado: o Banco Central da Austrália elevou os juros em 25 pontos-base, enquanto o mercado esperava uma pausa; na zona do euro, as vendas no varejo seguiram estáveis em abril

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Créditos: Getty Images

BC da Austrália eleva juros e surpreende o mercado

O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) elevou sua taxa de juros em 25 pontos-base, para 4,1% ao ano. A alta surpreendeu o mercado, que esperava manutenção do patamar anterior (em 3,85%).

No comunicado, as autoridades destacaram que o movimento é importante para garantir que a inflação volte para a meta de 2-3%. Além disso, afirmaram que novos aumentos nas taxas ainda podem ser necessários, a depender da evolução dos dados econômicos e da inflação.

À frente, o mercado espera que a taxa terminal chegue a 4,35% ao final do processo de aperto monetário no país.

Vendas no varejo ficam estáveis na zona do euro

As vendas no varejo da zona do euro ficaram estáveis em abril (0%), um resultado mais fraco do que o esperado pelo mercado (0,2%). No entanto, houve uma revisão expressiva da leitura do mês anterior, de -1,2% para -0,4%.

Na comparação anual, a queda foi de 2,6%, menos acentuada do que o projetado pelo mercado e do resultado anterior. Segundo a agência de estatísticas Eurostat, houve uma redução do consumo de alimentos e combustíveis no bloco.

Já os dados referentes ao setor industrial seguem apresentado desaceleração mais expressiva, especialmente na Alemanha. Divulgados esta manhã, os pedidos de fábrica recuaram 0,4% m/m, resultado bem mais fraco do que a expectativa. Ainda assim, mantemos nossa projeção para a produção industrial alemã em 0,3% na comparação mensal.

💬 O que achou deste conteúdo?