Itaú Blog

BCE eleva taxas de juros em 75 pontos-base

No radar do mercado: BCE eleva taxas de juros em 75 pontos-base

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

O Banco Central Europeu (BCE) elevou suas três principais taxas de juros em 75 pontos-base, em linha com as expectativas mais recentes do mercado e acelerando o ritmo na comparação com o aumento de 50 pontos-base promovido em julho. Com isso, a taxa de refinanciamento passa para 1,25%, a de depósitos para 0,75% e a de empréstimo para 1,5%.

O comunicado destacou que as autoridades optaram por dar um passo maior e antecipar a sua transição de uma política acomodatícia em direção a níveis que garantirão o retorno oportuno da inflação para a meta de 2% do BCE de médio prazo.

O BCE reforçou que a inflação pode voltar a subir no curto prazo e elevou significativamente suas projeções de inflação para 2022, 2023 e 2024, todas acima da meta de 2%. Além disso, reforçou que, após uma retomada no primeiro semestre, os dados recentes apontam um abrandamento do crescimento e que é esperada uma estagnação da economia no final de 2022 e início de 2023.

Ainda assim, para as próximas reuniões, o BCE espera aumentar ainda mais as taxas de juros para diminuir a demanda e prevenir uma alta persistente nas expectativas de inflação. No que diz respeito ao ritmo, o Conselho seguiu sinalizando que reavaliará regularmente a sua trajetória de política monetária baseado nas informações recebidas e evolução dos dados, mantendo uma abordagem reunião a reunião.