Itaú Blog

China escolherá líder em congresso marcado para outubro

No radar do mercado: a China divulgou a data do 20º Congresso do Partido Comunista, quando começa o evento mais importante do calendário político do país, que acontece a cada cinco anos

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

A China divulgou nesta terça-feira a data do 20º Congresso do Partido Comunista. A partir do dia 16 de outubro, começa o evento mais importante do calendário político do país, que acontece a cada cinco anos. Além da escolha do secretário-geral do partido (o mais alto cargo), também é selecionada uma lista de líderes do alto escalão.

O congresso também é importante para as trajetórias de curto e longo prazo do país, uma vez que o próximo governo ditará como o país enfrentará grandes desafios nos próximos anos, como a relação com a Rússia, o que pode aprofundar tensões com os EUA e outros países, além do impasse com Taiwan.

Há também questões estruturais que dependerão da política do governo, como as relacionadas à política de tolerância zero contra a Covid-19 e o declínio demográfico do país, que pesam cada vez mais no crescimento chinês, além do objetivo de “prosperidade comum”, que busca conciliar o desenvolvimento econômico com a diminuição da desigualdade social e distribuição de renda.

A expectativa é que Xi Jinping ganhe novamente, sendo nomeado para o seu terceiro mandato, algo sem precedentes no país. Além de secretário-geral, ele é presidente da comissão militar desde 2012 e presidente da República Popular da China desde 2013. Também é amplamente esperado que, durante o congresso, ele consolide maioria política no Comitê Permanente do Politburo, composto por sete membros do mais alto escalão da China.