Cinco livros que você deveria ler este ano, por Felipe Merencio

Confira as recomendações de leitura do nosso head comercial Felipe Merencio

Por Itaú Private Bank

2 minutos de leitura

Uma biografia inspiradora, uma mistura de economia com futebol, uma verdadeira cartilha de como se tornar um bom líder, o livro que inspirou um filme vencedor do Oscar de melhor roteiro e um estudo atualizadíssimo sobre inteligência artificial. As recomendações de leitura do nosso head comercial Felipe Merencio incluem sucessos que agradam diversos públicos.

Confira as recomendações a seguir:

“A jogada do século”, de Michael Lewis

Com um humor ácido e uma narrativa envolvente, o autor conta a história da crise de 2008 sem abrir mão dos detalhes, mas também sem deixar a história maçante. Não é à toa que o livro foi base para o filme “A grande aposta”, estrelado por Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt e vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 2016.

“Gerenciando o sucesso”, de Morgen Witzel

Nesse livro, o mesmo autor de “O líder ético” explora como fatores políticos, culturais, psicológicos e pessoais podem criar armadilhas e levar líderes à incompetência e ao fracasso, além de fornecer soluções práticas de como melhorar a cultura das empresas e como treinar profissionais para atingir o sucesso.

“Soccernomics”, de Simon Kuper e Stefan Szymanski

Conhecida como uma das obras mais reveladoras sobre o universo do futebol, o livro se tornou um sucesso mundial por usar princípios socioeconômicos e dados para explicar fenômenos cotidianos da rotina que envolve o mundo da bola.

“Leonardo da Vinci”, de Walter Isaacson

Autor de diversas biografias consagradas, Isaacson coloca seu trabalho a serviço de um dos personagens mais inspiradores da história e mostra como, por trás da genialidade de Da Vinci, estava a curiosidade, a imaginação e a capacidade de observação. Um lembrete do potencial humano de inovação e dos benefícios de questionar o status quo.

"Artificial Intelligence: A Blessing or A Curse", de Hiba J. Alhasanat

Esse livro ajuda a entender os nuances da inteligência articial, uma tecnologia que veio para ficar (e para mudar). A partir de estudos de caso reais, o autor revela tanto os riscos quanto o futuro promissor que a IA pode desbloquear, envolvendo dilemas como a perda de empregos e de privacidade, à ascensão das máquinas autônomas e até o seu uso na guerra.

Boa leitura!

Confira a curadoria de nossos especialistas

Outras dicas de leitura

Quatro dicas de livros de André Luchetta

Confira as recomendações de leitura de André Luchetta, Private Leader do Itaú Private [...]

Quatro dicas de livros de Ana Carolina Shibata

Confira as recomendações de leitura do nossa head comercial, Ana Carolina Shibata [...]

Quatro dicas de livros de William Heuseler

Confira as recomendações de leitura do nosso head global de Wealth Planning, William [...]