Itaú Blog

Comércio varejista cai 0,1% em fevereiro

No Radar do Mercado: queda das vendas no varejo veio em linha com as expectativas; comércio varejista ampliado registrou crescimento em fevereiro

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados referentes às vendas do varejo brasileiro em fevereiro deste ano. De acordo com o Instituto, o comércio varejista registrou uma queda de 0,1% em fevereiro, em linha com as expectativas, enquanto o volume de vendas no comércio varejista ampliado registrou crescimento de 1,7% na comparação com o mês anterior, acima do esperado.

Seis das oito atividades avaliadas apresentaram taxas negativas no mês. Os destaques positivos ficaram por conta do segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e Livros, jornais. revistas e papelaria. Já na parte ampliada, o segmento de material de construção registrou a maior queda no mês, enquanto o de veículos apresentou alta.

Em suma, após um resultado forte em janeiro, as vendas no varejo ficaram praticamente estáveis em fevereiro. Nosso indicador proprietário (IDAT) indica que essa estabilidade deve continuar em março e abril. Já o nosso tracker (estimativa de alta frequência) para o PIB do 1T23 está em 1,2% tri/tri.

.

💬 O que achou deste conteúdo?