Itaú Blog

Confiança da indústria do Brasil tem recuperação em junho

No Radar do Mercado: enquanto a indústria brasileira parece se recuperar, confiança do consumidor na Alemanha retraiu

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Créditos: Getty Images

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV IBRE, divulgado nesta quarta-feira 28, teve um incremento de 1,1 ponto em junho, atingindo 94,0 pontos. O crescimento foi impulsionado por contribuições positivas tanto na avaliação da situação atual, com uma elevação de 0,6 ponto, quanto nas expectativas futuras, que subiram 1,6 ponto. Destaca-se o aumento da confiança em 13 dos 19 segmentos industriais pesquisados.

O resultado indica uma redução no pessimismo dos empresários, impulsionada tanto pela melhora ligeira da situação atual quanto pelas perspectivas menos negativas para os próximos meses. Ainda assim, o cenário segue desafiador para a indústria, com altas taxas de juros e aumento do endividamento, gerando incertezas para os empresários em relação ao segundo semestre, embora haja uma expectativa de alguma melhora na demanda.

Dados do consumidor na Alemanha na sugerem preocupações com a economia

A confiança do consumidor da Alemanha mostrou retração, segundo a pesquisa divulgada pelo instituto alemão GfK nesta quarta-feira 28. De acordo com dados revisados hoje, o índice de confiança do consumidor cedeu de -24,4 em junho para -25,4 em julho, marcando a primeira queda desde outubro de 2022.

O arrefecimento segue a tendência observada em indicadores antecedentes europeus nas últimas leituras. Após forte recuperação desde o fim do ano passado, em meio a menores receios acerca de uma crise energética na região, os indicadores antecedentes tem enfraquecido na margem, em um contexto de preocupações com inflação, aumento dos custos de financiamento e incertezas sobre a recuperação econômica.

💬 O que achou deste conteúdo?