Itaú Blog

Confiança do consumidor avança na Europa

No Radar do Mercado: com diminuição dos riscos relacionados ao inverno, indicadores de confiança seguem em recuperação.

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 3 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

Segundo dados da Comissão Europeia, a confiança do consumidor na região avançou de -23,9 para -22,2, basicamente em linha com a expectativa do mercado. Ainda que em território bem deprimido (similar ao pior momento da Grande Crise Financeira), a divulgação marca o terceiro avanço consecutivo do indicador.

Na Alemanha, o índice GfK de confiança do consumidor também avançou, de -40,1 para -37,8. Apesar de seguir ao redor das mínimas da série histórica, o indicador também registrou a terceira alta consecutiva.

De maneira geral, essa tem sido a tendência na Europa. Após forte deterioração de dados de confiança frente à possibilidade de falta de gás durante o inverno, os mesmos têm apresentado melhora nas últimas leituras.

O movimento reflete a diminuição de riscos relacionados à estação na Europa, como a menor probabilidade de apagões de energia. Ainda assim, alguns fatores seguem no radar.

Ao longo do ano, o setor industrial foi o principal responsável pela redução no consumo de gás, que permitiu o preenchimento dos estoques. No inverno, no entanto, há maior participação das famílias neste mix. Com as temperaturas mais frias vistas em dezembro, o consumo de gás pelas famílias a essa altura do ano tem sido maior do que em anos anteriores.

A expectativa permanece a mesma, de que o continente será capaz de atravessar o inverno, mas alguns riscos de curto prazo, bem como dúvidas relacionadas à oferta de gás para o próximo ano, devem seguir pesando sobre os indicadores.