Itaú Blog

Dados de confiança sinalizam expectativas mistas na Europa

No Radar do Mercado: confiança do consumidor segue em recuperação na Alemanha. Na França, incertezas acerca da política doméstica pressionam o indicador.

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

Segundo dados do instituto alemão Gfk, a confiança dos consumidores no país avançou de -30,6 para -29,5 pontos em leitura referente a abril, valor ligeiramente acima do esperado pelo mercado. A leitura marcou a sexta alta consecutiva do indicador, que, após atingir o menor valor da série histórica, vem em recuperação à medida em que os riscos de uma crise energética durante o inverno arrefeceram.

Por outro lado, dados do INSEE apontaram recuo da confiança dos consumidores franceses em março. O indicador cedeu, de 82 para 81 pontos, em linha com a expectativa do mercado. O índice tem oscilado em níveis historicamente deprimidos frente ao avanço da inflação e, mais recentemente, incertezas acerca da política doméstica.

O destaque da semana na agenda europeia, no entanto, é a divulgação da leitura de inflação de março na sexta-feira, à qual o mercado espera nova desaceleração no índice cheio. Por outro lado, para o núcleo do indicador, que exclui os componentes de energia e alimentação, a expectativa é de manutenção da tendência de alta, reforçando o grande desafio enfrentado pelo Banco Central Europeu (BCE). Caso confirmadas as expectativas, o mercado deve manter as apostas por adicionais altas de juros na região.

💬 O que achou deste conteúdo?