Desempenho do mercado de ações após os lucros trimestrais

International Markets: enquanto a economia americana caminha para um cenário de "não aterrissagem”, as eleições americanas ganham a atenção dos investidores

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Imagem ilustrativa
Crédito: Itaú Private Bank

No International Markets deste mês, Kahlil Adam, Head Investor do Itaú Private Bank, analisa os acontecimentos mais recentes dos mercados. Além disso, explora o cenário eleitoral americano e suas implicações para os próximos meses.

Confira os destaques:

  • Atividade econômica dos EUA em abril de 2024: os dados recentes sugerem um cenário de "não aterrissagem", ou seja, de uma economia sem desaceleração significativa. Apesar do PIB do primeiro trimestre ter ficado ligeiramente abaixo das expectativas, o consumo permaneceu forte.

  • Emprego e consumo: os números do mercado de trabalho continuam robustos, sem sinais de enfraquecimento, dando suporte ao consumo e adiando preocupações sobre uma desaceleração econômica.

  • Inflação e política monetária do Federal Reserve: a inflação continua acima da meta de 2% do Fed, com expectativas de cortes na taxa de juros sendo reduzidas para 2024. Consequentemente, o mercado passa a esperar taxas altas por mais tempo.

  • Mercado de ações e taxas de juros: o mercado de ações apresentou uma recuperação após a queda inicial, com os lucros do primeiro trimestre superando as estimativas. As taxas dos títulos de 10 anos subiram, refletindo expectativas de uma economia forte.

  • Eleições e situação legal de Trump: as pesquisas indicam uma disputa apertada, com Trump tendo leve vantagem em “swing states”, considerados importantes para o resultado das eleições. No entanto, Trump está sendo julgado e, caso perca, o impacto em sua campanha poderia ser negativo.

  • Economia global: permanece forte, e os mercados estão, no geral, animados, apesar de alguns sinais de fraqueza na atividade da Europa e da China.

A seguir, confira o vídeo na íntegra:


Caso tenha alguma dúvida, fale com sua equipe de atendimento.