Itaú Blog

Disposição para vencer

TenisVesting: tanto nas quadras quanto no mercado financeiro habilidades técnicas, gestão de riscos e controle emocional são essenciais

Foto do Autor

Andrea Masagão Moufarrege, Team Leader - Investment Funds Specialists

• 3 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

O jogo está 3x1 para seu adversário(a), você quer muito ganhar, ele(a) saca uma bola a uma boa altura para você soltar o braço. E aí, você vai para o winner na paralela ou coloca uma bola funda no meio?

Se jogar só com vontade e emoção, muito provavelmente vai para o winner. Mas, se jogar com a cabeça e para ganhar de verdade, vai para a bola funda no meio e prepara o ponto para ganhar nas próximas bolas.

📉

O mercado está em um ciclo bem negativo, você não gosta de perder dinheiro. Em um dia com notícias mais positivas, você aproveita para realizar o lucro em ativos ganhadores ou o prejuízo em ativos perdedores?

Se você operar pensando apenas em evitar arrependimentos, provavelmente vai vender os ativos ganhadores. Mas, se entender bem o chamado Efeito Disposição, vai se proteger melhor considerando prejuízos de forma agregada e lucros de forma separada.

----------------------

O Efeito Disposição é uma anomalia identificada nos estudos de finanças comportamentais. Está relacionada à tendência que investidores têm de vender ativos ganhadores e manter os perdedores em carteira para evitar sentimentos negativos. Felizmente, o psicólogo e economista Richard Tahler elaborou quatro recomendações com base no método hedônico que podem ajudar os investidores a contornar essa tendência. Fazer suas contas gerenciais antes de tomar decisões de investimento em ambiente de risco é essencial, mas a forma que você enquadra lucros e prejuízos faz diferença no seu processo de tomada de decisão. Por isso, fique atento(a):

· Contabilize seus ganhos de forma segredada, ou seja, não some todos os ganhos em uma conta gerencial única. Isso ajuda pois a mente valoriza menos ganhos pontuais em relação a prejuízos. Para quem gosta de matemática e adora um gráfico, vale lembrar que a função de ganhos em relação às emoções é côncava.

  • Agregue suas perdas na sua conta gerencial. É preciso um valor mais representativo para te incentivar a sair das posições perdedoras. A função de prejuízos em relação às emoções é convexa.
  • Inclua perdas pequenas na conta de ganhos maiores para compensar a aversão a perdas.
  • Separe pequenos ganhos de grandes prejuízos para fazer o benefício emocional de um pequeno ganho não contaminar decisão de redução de um prejuízo grande.

----------------------

O tênis, assim como o mercado financeiro, é um jogo de decisões e exige muita habilidade na gestão de riscos e controle emocional.

Quando entendemos que o tênis é um jogo de tempo e espaço fica mais fácil montar uma estratégia ganhadora. O objetivo passa a ser diminuir o tempo de resposta, deslocar o adversário(a) para encontrar mais espaços livres e assim matar pontos com mais segurança.

Um dos meus golpes preferidos é o voleio. Quando bem-preparado em um golpe de aproximação fundo ou angulado, um voleio bem executado encurta o espaço da trajetória da bola e tira o tempo do adversário.

Winner!

----------------------

📈 What Drives the Disposition Effect? An Analysis of a Long-Standing Preference-Based Explanation

🎾 Como matar mais pontos no jogo de tênis

💬 O que achou deste conteúdo?

Deixe seu comentário aqui e ajude a construir um TenisVesting cada vez melhor!