Eleições nos EUA e balanços impactam o setor de tecnologia
Tech Trends: Niraj Patel analisa os balanços do terceiro trimestre das empresas de tecnologia e o impacto das eleições presidenciais nos EUA no setor
Por Itaú Private Bank
No Tech Trends deste mês, Niraj Patel, Chief Equity Strategist do Itaú Private Bank Internacional, analisa a volatilidade dos papéis de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo a partir da divulgação dos balanços do terceiro trimestre e das recentes eleições presidenciais nos EUA.
Confira os principais destaques:
• A Microsoft reportou lucros, com guidance um pouco abaixo das expectativas, o que desencadeou uma queda nas ações da empresa. Apesar disso, a companhia continua entre nossos papéis favoritos do setor devido às suas robustas perspectivas de crescimento a longo prazo e aos investimentos em IA e infraestruturas em nuvem.
• O relatório de resultados da Amazon destacou o crescimento no seu segmento AWS, mas a grande surpresa positiva veio da área de comércio eletrônico, onde os esforços de redução de custos resultaram em um aumento das margens neste trimestre, sinalizando a possibilidade de bons resultados futuros.
• A Apple apresentou um guidance mais fraco e viu a Berkshire Hathaway continuar reduzindo sua posição nas ações da empresa. Enquanto isso, a as ações da Meta enfrentaram queda, já que investidores estão preocupados com os comentários sobre aumentos de gastos de capital em 2025.
• A Nvidia apresentou resultados acima das estimativas, mas o guidance não atendeu às altas expectativas, o que resultou em um desempenho estável do preço das ações. Na nossa opinião, a parte mais importante dos resultados foi o anúncio da produção do novo chip Blackwell em função do aumento da demanda, o que poderá alavancar os resultados à frente.
• Os resultados da Alphabet foram melhores no terceiro trimestre, uma vez que seu negócio na nuvem apresentou uma alta inesperada, mas o preço das ações continua a ser impactado por preocupações regulatórias do governo, incluindo o pedido do Departamento de Justiça dos EUA para que a empresa venda seu navegador Google Chrome.
• As ações da Tesla subiram após a vitória de Donald Trump nas eleições presidências dos EUA com grande apoio de Elon Musk. Ainda não está claro o que acontecerá com os créditos fiscais de US$ 7,5 mil por veículo elétrico que, se removidos, podem ser um obstáculo, mas a expectativa de desregulamentação do setor poderá melhorar as perspectivas da companhia.
• A indicação de Robert Kennedy Jr. Para secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos por parte de Trump ainda precisa ser confirmada pelo Senado, mas já foi suficiente para mexer com o mercado. Na nossa visão, surgiu uma oportunidade de comprar empresas do setor a preços atrativos, como a Thermo Fischer, que sofreu uma desvalorização recente.
• O resultado das eleições também causou um grande impacto nos preços do Bitcoin e de ações como a MicroStrategy. A crença de que Trump desregulamentará a indústria de criptomoedas levou muitos investidores de capital de risco a expressarem otimismo sobre as perspectivas para o setor.
• À frente, o mercado seguirá acompanhando os movimentos do futuro governo Trump, sobretudo a indicação para o sucesso de Lina Kahn na Comissão Federal de Comércio, a fim de obter informações sobre o que o novo governo pensa sobre a desregulamentação do setor das big techs. Além disso, olhos atentos para a conferência de desenvolvedores da AWS em dezembro e do evento anual de eletrônicos de consumo em janeiro.
Assista abaixo ao vídeo completo:
Essa é uma comunicação geral sobre investimentos. As informações contidas neste texto não devem, em circunstância alguma, por si só, constituir fundamento para qualquer decisão de investimento. Antes de contratar qualquer produto, confira sempre se é adequado ao seu perfil.