Entre tarifas e cortes: novos impactos no cenário econômico global

International Markets: Marcio Brito comenta a queda no S&P 500, o aumento do risco de recessão nos EUA e os impactos das novas tarifas de Trump nos mercados globais

Por Itaú Private Bank

2 minutos de leitura
Imagem ilustrativa
Crédito: Itaú Private Bank

O mês de março foi marcado por desafios significativos, com o S&P 500 registrando sua pior performance trimestral desde 2022. Nesta edição, Marcio Brito, Head Investor do Banco Itaú International, analisa como as tensões comerciais e novas tarifas impactaram fortemente os mercados, levantando questões sobre o futuro econômico global.

Confira alguns destaques:

  • O risco de recessão nos EUA aumentou consideravelmente, refletindo preocupações crescentes sobre disputas comerciais e fatores macroeconômicos.
  • A confiança do consumidor americano atingiu seu nível mais baixo desde novembro de 2022, o que sinaliza cautela econômica.
  • As expectativas de inflação nos EUA subiram para 5,0% em março, o nível mais alto desde novembro de 2022, reacendendo debates sobre a possibilidade de estagflação – crescimento econômico fraco combinado com alta inflação.
  • O mercado ajustou suas expectativas para a política monetária, prevendo agora três cortes na taxa de juros ao longo do ano, em resposta às preocupações com a desaceleração do crescimento econômico.
  • Cortes orçamentários significativos foram implementados pelo Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, visando reduzir em 75% o número de funcionários federais, o que pode contribuir para a desaceleração econômica e aumento do desemprego.
  • Novas tarifas anunciadas pelos EUA, com uma base de 10% sobre todas as importações e alíquotas de até 48% para alguns países, causaram forte reação negativa nos mercados, com quedas expressivas no S&P 500, Nasdaq e diversos setores da economia.

Assista abaixo o vídeo completo:

Caso tenha alguma dúvida, fale com sua equipe de atendimento.

Leia mais

Confira outras edições do International Markets

Fim do otimismo? Economia americana dá sinais de fraqueza

International Markets: Marcio Brito comenta as recentes mudanças nos mercados interna [...]

2025 começa com recordes e turbulências

International Markets: Marcio Brito comenta o cenário econômico global no início de 2 [...]

Impacto da vitória republicana nos mercados

International Markets: confira o cenário político e econômico pós-eleições dos EUA e [...]