Fair Play

TenisVesting: a integridade é essencial tanto nas quadras de tênis quanto no mundo dos investimentos

Por Andrea Masagão Moufarrege, Team Leader - Investment Funds Specialists

4 minutos de leitura
Crédito: Getty Images

Em 2018, participei de uma discussão acalorada na Comissão de Ética daPlanejarsobre como definiríamos os princípios do novocódigo de éticada instituição. Aí veio a pergunta: o que éintegridadepara você?

Para mim, a melhor definição de integridade foi dada nasquartas de finais do Aberto de Roterdã em 2018. O placar era 1x1 em sets.Fededersacava em 40x15 no segundo game do terceiro set contra o holandêsRobin Haase. O primeiro saque foi muito rápido e angulado. Nenhum juiz de linha, de cadeira ou eletrônico marcou a bola fora. O Federer tirou a segunda bola do bolso e se preparou para o segundo saque. Haase levantou o braço e, no primeiro ato de pura integridade desse ponto, disse: “Roger, ninguém deu essa bola fora”. Federer levantou a cabeça e disee “Foi fora”. Não discutiu, sacou o segundo e ganhou o ponto em uma troca de fundo de quadra. Perfeita definição deintegridade!

Mas nem todo jogador pensa, age e tem a percepção do Federer, então aATP,WTA,ITF,FTPe clubes detalham em documentos extensos as regras e código de ética que se aplicam a cada torneio, treinam juízes e desenvolvem sistemas avançados para ajudar na leitura de bolas que atingem mais de 200 km/h. Asregrase atecnologiafacilitam muito na hora de decisões difíceis. Trazem parâmetros de referência, precisão de análise, mas a boa e velhaintegridaderesolve a maior parte dos problemas.

No mundo dosinvestimentosnão é muito diferente. Aregulaçãoé essencial para o bom funcionamento do mercado. No Brasil, instituições públicas e privadas cumprem esse papel. Vou descrever brevemente aqui o papel de cada uma para que você entenda melhor como as normas se organizam para que possa se beneficiar mais delas.

Comissão de Valores Mobiliários (CVM): tem a função de desenvolver, regular e fiscalizar o mercado de valores mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas, protegendo o interesse dos investidores e assegurando ampla divulgação das informações sobre os emissores e seus valores mobiliários.

Banco Central do Brasil (BACEN): no lado regulatório, tem a função de garantir o cumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN). O BC monitora e fiscaliza o sistema financeiro e executa as políticas monetária, cambial e de crédito.

Superintendência de Seguros Privados (SUSEP): é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro no Brasil.

B3: é a principal bolsa de negociação de ativos líquidos e derivativos no Brasil e tem entre suas atribuições criar e administrar sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósitos e registros para diferentes classes de ativos — como ações, fundos, derivativos, moedas e commodities.

Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima): é a entidade de autorregularão em que bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras se reúnem para estabelecer padrões mínimos e métricas para controles.

Planejar: filiada à Financial Planning Standards Board (FPSB), é responsável por emitir e supervisionar a certificação Certified Financial Planner (CFP) no Brasil.

A complexidade do mercado exige regras cheias de detalhes. Não é trivial conhecer tudo, mas com o apoio do setor decompliance, os profissionais de investimentos têm a obrigação de cumprir todas as regraspara contribuir para a construção de um mercado cada vez mais íntegro e, em última instância,priorizar sempre o interesse dos clientes.

Uma recomendação essencial para o investidor é que sempre opere e se oriente com instituições reguladas e profissionais certificados. Infelizmente, nos investimentos, assim como no tênis, nem todo mundo é exemplo de integridade. A recorrência de fraudes, pirâmides e ofertas fora de perfil traz grande prejuízo ao investidor final.

Na minha visão,Nick KirioseStefanos Tsitsipastrouxeram prejuízo aos que amam assistir um jogo limpo em Wimbledon. Roubaram meu prazer naterceira rodada do torneio em 2022com ofensas a juízes, boladas direcionadas ao público e postura ruim em quadra.

Quer uma boa forma deconhecer se o profissional de investimentosque te ajuda entende bem o que éintegridade?

Se ele/ela jogar tênis, convide-o/a para bater uma bola.

A quadra de têniste desafia e te expõeexatamente como você é, independente do placar.

Play!