Itaú Blog

Fed desacelera ritmo e eleva juros em 25 pontos-base

No Radar do Mercado: conforme esperado pelo mercado, o Fed reduziu o ritmo de aperto monetário nas taxas de juros dos EUA

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 3 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

Em sua primeira reunião de 2023, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve elevou os juros dos Estados Unidos em 25 pontos-base, desacelerando o ritmo pela segunda vez consecutiva. Com isso, a taxa passou para um intervalo de 4,50% a 4,75% ao ano, em linha com as expectativas do mercado.

No comunicado, que apresentou poucas mudanças em relação ao anterior, o Fed reconheceu que a inflação começou a ceder, mas que continua em patamar elevado, enquanto os ganhos de emprego foram robustos, e a taxa de desemprego seguiu baixa.

O comitê reiterou que novos aumentos serão necessários para levar os juros a um nível suficientemente restritivo com o objetivo de trazer a inflação para a meta de 2%. No entanto, ao explicar os próximos passos, passou a falar em extensão do aperto monetário, em vez de ritmo de altas, sinalizando que com a proximidade do fim do ciclo o foco passa a ser o ponto de chegada.

Para os próximos passos, as autoridades reafirmaram que irão considerar o aperto cumulativo da política monetária, as defasagens dos impactos causados na atividade econômica e a inflação. Além disso, reiteraram a continuidade na redução do balanço patrimonial, conforme já anunciado.

Powell reforça que ainda há trabalho a ser feito

Na coletiva após a reunião do comitê, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que o processo de desinflação está apenas no começo e que é gratificante observar que esse movimento, por enquanto, acontece sem afetar o mercado de trabalho.

No entanto, destacou que seria prematuro declarar vitória e que ainda há incertezas, uma vez que o processo está concentrado no setor de bens. Powell mencionou, ainda, que o risco de elevar os juros menos que o necessário sobrepõe o risco de um aperto excessivo.

Diante disso, afirmou que o ciclo de aperto monetário deve continuar até as autoridades terem certeza de que o trabalho está completo e reforçou que as próximas decisões serão tomadas reunião a reunião, sempre fazendo o possível para alcançar a estabilidade de preços e o máximo emprego.

O que achou deste conteúdo?