Governança e Itaú Unibanco 100 anos
No primeiro painel do evento Family Wealth Across Generations, Ricardo Villela Marino, Chairman do Itaú Latam, aborda como a Governança faz parte do dia a dia de negócios familiares
Por Itaú Private Bank
3 minutos de leitura
Na última semana, organizamos o Family Wealth Across Generations, um evento exclusivo para clientes do Itaú Private Bank. No primeiro painel “Governança e Itaú Unibanco”, moderado por William Heuseler, nosso Head Global do Wealth Planning, convidamos Ricardo Villela Marino, Chairman do Itaú Latam, para uma conversa sobre a importância da governança empresarial para a preservação de legados familiares.
A seguir, confira os principais destaques desse bate-papo:
- A trajetória centenária do Itaú está profundamente conectada à do Brasil, acompanhando o crescimento e as transformações do país. Alfredo Egydio de Souza Aranha fundou em 1943 o que veio a ser o embrião do Itaú, o então Banco Central de Crédito, eventualmente renomeado para Banco Federal de Crédito. Nos anos seguintes à fundação foram realizadas diversas fusões e aquisições, entre elas, a compra do Itaú, um banco mineiro. Décadas de crescimento e trabalho culminaram, então, na aquisição do Unibanco, fundado em 1924, em 2008.
- Após 100 anos de história, o Itaú Unibanco tornou-se uma das principais instituições financeiras do Brasil, em uma trajetória marcada por uma governança familiar e empresarial consistente, com base em instrumentos jurídicos que ajudam a preservar o legado das famílias fundadoras.
- O momento atual é marcado por transições geracionais, consolidando novos objetivos, desafios e visões. Ricardo, representante da quarta geração de sua família na gestão do banco, exemplifica a continuidade e o compromisso da família em manter o legado dos fundadores e líderes que os precederam.
- A governança e a estrutura organizacional são essenciais para a sustentabilidade a longo prazo, especialmente grupos familiares, em que o crescimento da empresa acompanha o da família. Nesse contexto, o family office desempenha um papel crucial ao preparar e capacitar novos acionistas, incentivando seu desenvolvimento pessoal. Há também uma preocupação constante com as próximas gerações, buscando gerar um impacto positivo e alcançar resultados sociais tangíveis.
- A família mantém-se unida, alinhada a um conjunto de valores e missão em comum. Esse vínculo é reforçado por meio de uma estrutura definida que inclui comitês, uma constituição familiar e um código de conduta. O aprendizado contínuo é incentivado com formação acadêmica, programas de trainee e experiências de liderança, sempre respeitando as vocações individuais.
- A escolha de um CEO que não é membro da família deve estar alinhada com a cultura e os valores do banco, mantendo uma comunicação eficaz com a família.
- A diversificação dos negócios familiares é uma jornada contínua. Esse processo exige dedicação, atenção e uma estrutura bem definida, contando com o apoio de consultorias profissionais para garantir que seja bem-sucedida.