IBC-Br sobe 0,56% em abril, acima do esperado
No Radar do Mercado: o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou desempenho positivo no início do segundo trimestre
Por Itaú Private Bank
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou crescimento de 0,56% em abril em comparação com o mês anterior, superando as expectativas do mercado (0,15%), e de 3,31% em relação a igual período de 2022.
Cabe destacar que os dados de atividade econômica referentes a abril mostraram, de modo geral, resultados mais fracos na margem. Tanto o volume de serviços quanto as vendas no comércio varejista ampliado registraram queda de 1,6% na comparação mensal, enquanto a produção industrial recuou 0,6%.
Por outro lado, destaca-se o desempenho positivo do setor agrícola, com estimativas de aumento expressivo na safra de cereais, leguminosas e oleaginosas. A previsão é de produção recorde de soja, milho e trigo em 2023.
Nosso tracking, estimativa de alta frequência, para o PIB encontra-se em 0,3% tri/tri e 2,6% a/a para o segundo trimestre. Para 2023, projetamos crescimento de 2,3%.