Itaú Blog

Improvável não é impossível

TenisVesting: tanto o investidor quanto o jogador de tênis que identificam suas vulnerabilidades tornam-se mais robustos para superar eventos negativos, mesmo que improváveis

Foto do Autor

Andrea Masagão Moufarrege, Team Leader - Investment Funds Specialists

• 4 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

A tabela abaixo contém estatísticas reais de uma final de Grand Slam.

Analise os dados e responda sinceramente:

1) Quem você apostaria que ganhou: jogador 1 ou jogador 2?

Dados da tabela: Wikipedia

Considere agora que o jogador 2 é o Roger Federer.

2) Você dobraria sua aposta?

Se você respondeu jogador 2, PERDEU!

Essas foram as estatísticas da final de Wimbledon em 2019 em que o Novak Djokovic (Jogador 1) ganhou do Roger Federer (Jogador 2) em 4 horas e 57 minutos por 7–6, 1–6, 7–6,4–6, 13–12 na mais longa final de Wimbledon da história. A revista Tennis Magazine elegeu esse como o melhor jogo de simples masculino da década de 2010.

Nesse jogo, o Djokovic fez o impossível. Ganhou do Federer tendo feito menos games, menos pontos, menos aces, menos winners e até mais duplas faltas. Jogou bem quando realmente precisava e errou um pouco menos que o Federer.

Acho que se o Nassim Taleb fosse analisar esse jogo poderia chamá-lo de um Cisne Negro do mundo do tênis.

Taleb é líbano-americano, estatístico e analista de riscos. Trabalhou como trader de opções na década de 1990 e mudou a perspectiva de análise de riscos do mercado financeiro mundial. Em 2007, lançou o livro “A Lógica do Cisne Negro: O impacto do altamente improvável” que analisa os efeitos extremos de eventos raros e imprevisíveis e a tendência humana de buscar explicações simplórias quando analisa essas situações em retrospectiva. O livro ficou 36 semanas entre os best sellers do The New York Times e trouxe exemplos de situações que efetivamente ocorreram na maior crise financeira dos mercados globais em 2008.

Taleb não tenta prever Cisnes Negros, mas sugere a criação de robustez para atravessar eventos negativos e circunstâncias para aproveitar eventos positivos. Ele descreve em profundidade a fragilidade dos modelos de precificação de riscos no mercado financeiro diante de eventos raros. Explica conceitos muito complexos usando histórias simples.

A minha preferida é sobre o peru. O animal é muito bem tratado e engorda até o dia de Ações de Graças, quando é morto, de repente, e servido como jantar daqueles que o alimentaram durante meses. Esse momento não é esperado pelo peru, mas previsível para muitos.

O investidor inteligente busca sempre evitar ser o peru no mercado, identificando suas áreas de vulnerabilidade, criando proteções e evitando ser induzido a conclusões apenas com base em fatos passados. Uma de suas recomendações que mais gosto é a de posicionar-se em ativos e situações sujeitas às consequências positivas bem maiores que negativas, mas não necessariamente mais prováveis. Manter alguns ativos que se comportam de forma contrária às tendências tem custo de oportunidade, mas dão muita alegria quando os Cisnes Negros resolvem aparecer. E o fato da vida é que eles ciclicamente aparecem. Em 2020, o nome dele foi Covid-19.

Certamente, o Djokovic não é um Cisne Negro no tênis, mas, na minha opinião, representa como ninguém nas quadras o conceito de antifragilidade, que Taleb definiu brilhantemente em 2012 como a capacidade de beneficiar-se de ambientes voláteis. Ele organiza seu jogo sempre para buscar situações com muito mais chance de vitória do que de derrota.

Não conheço a carteira de investimentos do Djoko, mas não me surpreenderia se descobrisse que ele tem sempre uma opção de venda (put) comprada. Ele começou 2023 muito forte, vencendo o Australian Open em uma jornada para tornar-se o jogador com mais Grand Slams na história do esporte.

Play!

Dicas:

🎾 Novak Djokovic vs Roger Federer Wimbledon 2019 final highlights

📈 The Black Swan: The Impact of the Highly Improbable, Antifragile: Things That Gain from Disorder, Nassim Taleb

O que achou deste conteúdo? 💬

Deixe seu comentário aqui e ajude a construir um TenisVesting cada vez melhor!