Inflação ao produtor acelera na zona do euro
No Radar do Mercado: PPI da zona do euro de agosto indica adicionais pressões sobre os preços. No Reino Unido, Liz Truss recua parcialmente do plano de corte de impostos
Por Itaú Private Bank
O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro acelerou de 37,9% para 43,3% a/a em agosto, ligeiramente acima das expectativas do mercado. Excluindo alimentos e energia, o indicador recuou de 15,1% para 14,5%.
A leitura indica pressões adicionais sobre os preços ao consumidor à frente e que provavelmente a inflação ainda não está próxima do pico. Portanto, o resultado não traz o alívio necessário para que o Banco Central Europeu (BCE) mude sua postura mais dura nos próximos meses. A expectativa do mercado é de nova alta de 75 pontos-base para a reunião de outubro.
Liz Truss recua parcialmente do plano de corte de impostos
A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, recuou em parte do plano de cortes de impostos, após repercussão negativa e pressão dos parlamentares conservadores. Ela optou por reverter o corte de imposto de 45% para os mais ricos, o que equivale a 2 bilhões de libras, de um total de 45 bilhões de libras do pacote.
Em um discurso feito ontem, o ministro das finanças Kwasi Kwarteng focou no crescimento econômico, e não no ajuste recente promovido no pacote inicial. Porém, a reviravolta recente mostra um enfraquecimento do atual governo e pode ser um indicativo de que, caso ocorram mais contestações, Truss tenha que voltar atrás em outras medidas do pacote anunciado em setembro.