IPCA-15 surpreende e desacelera para 0,13% em setembro

No Radar do Mercado: inflação medida pelo IPCA-15 de setembro veio abaixo das expectativas do mercado

Por Itaú Private Bank

3 minutos de leitura

O IBGE divulgou hoje o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de setembro, que registrou alta de 0,13%, abaixo da taxa de agosto (0,19%), da nossa projeção (0,30%) e das expectativas do mercado (0,28%). Em 12 meses, o indicador acumulou alta de 4,12%, abaixo dos 4,35% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em setembro. A maior variação e o maior impacto vieram do grupo Habitação. Já o grupo de Alimentação e bebidas, de maior peso no índice, voltou a subir após dois meses seguidos de queda. Por outro lado, o grupo de Transportes recuou no mês.

Em relação às medidas de núcleo, que possuem maior relação com o ciclo econômico, tanto serviços subjacentes quanto industriais subjacentes vieram abaixo do esperado. A parte de serviços foi puxada para baixo pelos itens de recreação, serviços de veículos e alimentação fora do domicílio. Já a parte de industriais foi puxada para baixo pelos itens de veículos e higiene pessoal.

Nossa visão: o IPCA-15 de setembro veio com abertura bem melhor do que a esperada, especialmente em função de serviços subjacentes. Parte da surpresa pode ser atribuída à volatilidade de itens específicos, como cinema e seguro de veículos. Por outro lado, os serviços subjacentes ligados à mão de obra e à alimentação fora do domicílio seguem comportados, a despeito do mercado de trabalho apertado.

💬 O que achou deste conteúdo?

Leia também

Leia também

Com a elevação do juro neutro no Brasil, ainda faz sentido investir em juro real entre 6% e 7%?

The Weekly Globe: neste artigo, analisamos se investir em juro real neste momento de [...]

Três dicas de livros de Bruno Molino

Confira as recomendações de leitura de Bruno Molino, Head of Investors do Itaú Privat [...]

Blockchain e ativos digitais: qual a relevância para o seu portfólio?

Market Update: confira os destaques da conversa [...]