Itaú Blog

IPCA sobe 0,23% em agosto

No Radar do Mercado: IPCA acelera em agosto, influenciado por energia elétrica

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Créditos: Getty Images

O IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, que subiu 0,23% no mês. Os dados vieram abaixo da expectativa do mercado (0,28%) e aceleraram em relação ao resultado anterior (0,12%). O acumulado em 12 meses atingiu 4,61%, acima dos 3,99% registrados no período imediatamente anterior.  
 
Seis dos nove grupos de produtos e serviços tiveram alta no mês. O grupo de Habitação foi o que teve o maior impacto no resultado, influenciado pelo preço da energia elétrica, com o fim da incorporação do bônus de Itaipu. Por outro lado, o grupo de Alimentação e Bebidas registrou queda pelo terceiro mês consecutivo.  
 
As medidas de núcleo da inflação, que apresentam maior relação com o ciclo econômico, têm apresentado desaceleração gradual, com destaque para a desinflacão de serviços. O índice de difusão, que mede o percentual de itens com aumento dos preços, registrou alta no mês.   
 
Em suma, o IPCA de agosto mostrou uma composição mais favorável, especialmente por conta de serviços. Nossa projeção é que o IPCA encerre o ano em 5,1%.  

💬 O que achou deste conteúdo?