Itaú Blog

Mercado aguarda decisões de política monetária da próxima semana

No Radar do Mercado: enquanto os investidores aguardam as decisões de política monetária que serão divulgadas na próxima semana, as vendas no varejo do Reino Unido e a confiança do consumidor da zona do euro surpreenderam o mercado

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

Em um dia com poucas divulgações de dados relevantes para os mercados, os investidores aguardam as decisões de política monetária que acontecem na semana que vem. Além da reunião do Federal Reserve (Fed, BC americano), os bancos centrais da Europa, do Japão e da Indonésia definirão seus passos futuros com relação às taxas de juros nos próximos dias.

A maior expectativa do mercado é com relação ao Fed, que optou por uma pausa no ciclo de altas na reunião de junho, mas deve voltar a subir os juros agora, com uma elevação de 25 pontos-base, levando as taxas para o intervalo de 5,25% a 5,50% ao ano.

Enquanto isso, na zona do euro, o índice de confiança do consumidor surpreendeu as expectativas ontem ao subir de -16,1 em junho para -15,1 em julho, segundo dados divulgados pela Comissão Europeia. Apesar de seguir em patamar negativo, o resultado veio levemente acima do esperado (-15,8) e apontando uma recuperação gradual, enquanto outros indicadores de confiança da região perdem ímpeto na margem.

Hoje também houve a divulgação das vendas no varejo do Reino Unido, que subiram 0,7% em junho, na comparação mensal, acelerando frente a maio (revisado hoje para 0,1%) e acima das expectativas do mercado (0,2%). Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês), o crescimento foi disseminado em todos os principais setores, com exceção das vendas de combustíveis, que apresentaram queda.

💬 O que achou deste conteúdo?