Itaú Blog

Mulheres na economia: o poder do exemplo

Na Semana Internacional da Mulher, analisamos a menor participação de mulheres no mercado de trabalho, mais especificamente no estudo das ciências econômicas e finanças e em cargos de decisão dentro de instituições financeiras

• 2 minutos de leitura

Crédito: Itaú Private Bank

A menor participação das mulheres no mercado de trabalho e as diferenças de gênero na progressão da carreira são temas que têm ganhado espaço em discussões sobre diversidade. Existe um crescente número de estudos que confirma que uma força de trabalho diversificada é algo bom para as empresas e seus stakeholders. Mais especificamente, pesquisas recentes mostraram que negócios diversificados e inclusivos criam resultados melhores por meio de menor volatilidade do mercado, fraude reduzida, melhor desempenho e taxas mais altas de inovação e produtividade.

Diversidade é um dos fatores que podem promover um comportamento empresarial mais responsável e que valorize os ativos intangíveis. Mulheres em posições-chave que definem a governança corporativa interna e externa parecem associadas a uma tomada de decisão mais prudente e sustentável. Além disso, o assunto tem se tornado parte do elemento social da estrutura Ambiental, Social e de Governança (ESG), que influencia a capacidade das empresas de criar valor a longo prazo.

Confira o artigo completo.