Mulheres nas quadras e na bolsa

TenisVesting: desigualdade de gênero ainda é uma realidade, tanto no universo do tênis quanto dos investimentos

Por Andrea Masagão Moufarrege, Team Leader - Investment Funds Specialists

4 minutos de leitura
Imagem ilustrativa do artigo Mulheres nas quadras e na bolsa
Crédito: Shutterstock

Em agosto de 2022, tive o prazer de participar do1º Protea Tennis Cupna Quinta da Baroneza, em São Paulo, que reuniu mais de 70 tenistas amadoras e profissionais em três dias de treinos e jogos inesquecíveis. O evento foi 100% feminino e organizado em prol doInstituto Protea, que promove o acesso a pacientes com câncer de mama de baixa renda a um tratamento digno de qualidade e já beneficiou mais de 3 mil mulheres. OItaú Private Bankteve a oportunidade de sinalizar seu apoio à causa como patrocinador master do evento.

Quando apaixãopor um esporte se une com umpropósitotão nobre, aenergiagerada é imbatível. Difícil escolher o que mais gostei desses dias, mas os momentos detroca de experiênciasforam meus preferidos. Dos treinos com as profissionais, os que mais me marcaram foram as dicas daPatrícia Medradosobre a importância de passar a bola cerca de uma raquete de altura acima da rede para manter a bola funda; e daVera Cleto, sobre como um posicionamento mais agressivo na rede entra na mente do adversário e te ajuda a ganhar o ponto antes mesmo dele começar.

Ambas as profissionais tiveram muito destaque em sua juventude e assistiram de perto as evoluções das discussões nasdiferenças de remuneraçãopara tenistas homens e mulheres nos últimos 50 anos.

A precursora e representante mais assertiva contra essa desigualdade foiBillie Jean King. Ela ganhou mais de 122 títulos, sendo 12 Grand Slams em simples, mas ficou famosa apenas quando desafiou e ganhou de um ex-campeão de Wimbledon. Para quem não conhece essa história, vale muito a pena assistir ao filme "A Guerra dos Sexos" e se divertir com todos os bastidores do tênis feminino profissional na década de 1970.

O mais incrível é que, apesar das evoluções nessa frente nos Grand Slams, no Aberto de Roma de 2022, o campeão masculino e primeiro do mundo,Novak Djokovic, recebeu odobrodo prêmio monetário da campeã e primeira do mundo,Iga Swiatek.

Ainda há muito trabalho a ser feito para que essas diferenças desapareçam. Quem sabe agora, após sua aposentadoria, que ela prefere chamar de evolução, aSerena Williamsabraça essa causa com a mesma energia que sempre usou para sacar.

--------------

No mundo dos investimentos, adesigualdade de gênerotambém é uma realidade, mas tem evoluído bem no Brasil, segundo dados da B3. O período entre 2018 e 2021 mostrougrande evoluçãona penetração de mulheres com posição de investimento, chegando ao pico de23,19%dos ativos custodiados na B3. Esse período foi marcado pela tendência de queda nas taxas de juros e grande evolução na facilidade de acesso a informação.

Imagem ilustrativa do artigo Mulheres nas quadras e na bolsa
Fonte: B3; Tratamento de dados: Itaú Private Bank

Em 2022 e inicio de 2023, no entanto, esse movimento perdeu força eparou de acelerarpor conta do ambiente mais avesso a risco do mercado brasileiro em geral. Apesar da quantidade deinvestidorasna B3 ter crescido mais de7 vezesdesde 2013, os homens ainda respondem por mais de77%desse mercado.

Mulheres, em geral, apresentam características de tomada de decisão diferentes dos homens, sendo normalmente maisdiligentes e sistemáticas. Essas são exatamente as características dosmelhores gestores de recursos.

Você já ouviu falar daLeda Braga? Ela é bem menos conhecida do que as campeãs de Grand Slams, mas ganhoumais dinheiropara si e seus clientes do que todas elas. Leda ébrasileira, carioca, e reconhecida como uma dasmelhores gestoras de estratégias quantitativas no mundo. E esse também é um mundo bastante dominado pelos homens.

Então, vamos para cima para fazer a nossa parte, trocando bolas e experiências para fechar esse gap de desigualdade tanto no tênis quanto nos investimentos.

--------------

OItaú Private Bankcontinua fazendo a sua parte e renovou o seu apoio para a 2ª Protea Tennis Cup, que será realizada em duas etapas em 2023: a primeira nos dias 22, 23 e 24 de março de 2023 na Fazenda Boavista e a segunda nos dias 2, 3 e 4 de agosto na Quinta da Baroneza.

Eu estarei por lá e prometo compartilhar em breve como foi e o que aprendi.

🎾 Play!

📈 Leitura recomendada:Own it!, Sallie Krawcheck

🎾Unstoppable, My life So Far, Maria Sharapova

💬 O que achou deste conteúdo?

Deixe seu comentário aquie ajude a construir umTenisVestingcada vez melhor!