Itaú Blog

No radar do mercado: BCE convoca reunião de emergência

O Banco Central Europeu (BCE) fez uma reunião de emergência para discutir a turbulência no mercado de títulos públicos

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

O Banco Central Europeu (BCE) fez uma reunião de emergência para discutir a turbulência no mercado de títulos públicos, em meio ao chamado risco de fragmentação. Na reunião, o BCE anunciou que aplicará flexibilidade no reinvestimento dos resgates a vencer na carteira do PEPP, além de acelerar o desenvolvimento de uma nova ferramenta antifragmentação, que deve ser anunciada na reunião de julho.

Vendas no varejo dos EUA caem 0,3% em maio

As vendas no varejo americano caíram 0,3% em maio, enquanto o mercado esperava uma alta 0,1%, em meio ao recorde de inflação e da forte alta nos preços da gasolina no país. Também houve revisão da leitura de abril, de 0,9% para 0,7%.

Ao excluir automóveis, houve alta de 0,5%, abaixo da expectativa, de 0,7%. A leitura anterior foi revisada, de 0,6% para 0,4%. Já ao excluir automóveis e gasolina, a expansão foi de 0,1% no mês, enquanto a expectativa era de 0,3%. Também houve revisão dos dados de abril, de 1,0% para 0,5%. A leitura deve resultar em ajustes para baixo nas estimativas de PIB do segundo trimestre.