Itaú Blog

No radar do mercado: casos de Covid-19 seguem em alta na China

A China continua apresentando alta gradual de casos de Covid-19. Foram 699 novas infecções registradas ontem

Foto do Autor

Itaú Private Bank

• 2 minutos de leitura

Crédito: Getty Images

A China segue apresentando alta gradual de casos de Covid-19. Foram 699 novas infecções locais registradas na segunda-feira. A maior concentração acontece na região de Guangxi, no sul, e na província de Gansu, no noroeste do país.

O governo segue com sua política de tolerância zero contra a doença, e várias cidades voltaram ao estado de alerta. Porém, mesmo com a variante Ômicron, o ritmo de transmissão é mais lento do que o visto em abril e maio. Além disso, as autoridades parecem conseguir controlar a situação com testes em massa e restrições mais localizadas.

A expectativa, portanto, é que não ocorra o mesmo nível de lockdowns e nem que sejam observados fortes impactos sobre a atividade econômica como  o ocorrido nos meses de abril e maio no país.

Hoje à noite, o banco central da China (PBoC, na sigla em inglês) também define os próximos passos de sua política monetária. Nossa expectativa é que as taxas de juros permaneçam no patamar atual. Dessa forma, a chamada Loan Prime Rate (LPR) de um ano deve seguir em 3,7%, e a LPR de cinco anos, em 4,45%.